"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6

Coluna: JUVENTUDE PRÓ-ATIVA
Nome: DANIEL VICTOR
E-mail: nel_victor@gmail.com
Igreja: CASA DE ORAÇÃO EM JARDIM MARILÂNDIA
Memorando:

Formado no curso técnico em logística Pela escola integral de ensino médio EEEFM Benício Gonçalves, cursando o curso superior em engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Espírito Santo(UFES) e membro do Grupo de louvor Da COJM, e, representante da juventide aqui no site.

Quantidades de pessoas que visualizaram este texto2232 Quantidade de pessoas que curtiram este texto Quantidade de pessoas que não gostaram deste texto

05/04/2016 17:16:00

EM BUSCA DE JOVENS LÍDERES

No ramo empreendedor existem pilares que constroem o grande empresário, um desses pilares é a liderança. Para que um grande empreendedor, grande chefe ou mesmo um empregado em qualquer área tenha sucesso, ele necessita desse espírito empreendedor.

Como Flávio Augusto, criador da Wise Up (Uma das primeiras escolas de inglês direcionada para adultos, no Brasil) e também co-criador do site: Meu sucesso.com, disse uma vez: “Ter um espírito de liderança abre várias portas para quem quer seguir em frente na carreira empreendedora, mostra força de vontade e traz visão de tudo ao seu redor para saber a hora e local de empreender”.

Na nossa vida espiritual não é diferente, muitos foram os líderes escolhidos por Deus para levar a palavra ou mesmo governar o povo ou mesmo exércitos, e alguns deles na idade jovem, em termos bíblicos eram classificados como jovens pessoas até 30 anos.

Alguns desses exemplos de jovens líderes foram: Josué, que liderou o povo na tomada da terra de Canaã, Davi, que foi Coroado ainda como jovem, para governar todo o povo Hebreu, e um exemplo mais próximo do estilo de liderança que podemos aplicar em nosso dia-a-dia é o de Timóteo.

Antes de falarmos de Timóteo voltemos ao tema de liderança. Como dito anteriormente, liderança é um dos pilares do grande empreendedor, mas o que é liderança?

Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas de forma positiva (ou negativa), trazendo as pessoas ao seu redor se tornarem os melhores que conseguem.

O verdadeiro líder influencia usando de autoridade que lhe foi dado pelos que o seguem e não usando o poder que para o mesmo foi dado, não é atoa que Jesus foi um verdadeiro, senão o maior, líder; Ele detinha o poder e nem por isso usava esse poder para obrigar os contrários aos seus ensinamentos a obedecê-lo, ele simplesmente mostrou quem era e naturalmente multidões o seguiam, ele mostrava a autoridade que tinha com os mesmos, e como ele próprio disse: “quem quiser ser o maior, antes seja servo; Pois o filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Segundo o recomendadíssimo: “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, As principais características de um verdadeiro líder são:

  1. RESPEITO: Não é algo que você ganha quando se torna líder. O respeito é conquistado quando você é o líder.
  2. ALTRUÍSMO: Atender as necessidades das pessoas.
  3. HONESTIDADE: Não enganar ninguém.
  4. COMPROMISSO: Ser fiel à sua escolha.
  5. PACIÊNCIA: Ter paciência é demonstrar autocontrole.
  6. GENTILIEZA: Tratar os outros com cortesia.
  7. HUMILDADE: Demonstração de ausência de orgulho, arrogância ou pretensão; comportamento autêntico.
  8. RESPEITO: Tratar os outros com devida importância.
  9. PERDÃO: Deixar prá lá os ressentimentos.


As pessoas deverão acreditar no líder e confiar em suas palavras.

Nas cartas enviadas a Timóteo, por Paulo, mostra não só como Timóteo deveria cuidar da igreja, mas também o bom amigo e irmão em Cristo que Timóteo foi para Paulo, em algumas passagens Paulo lembra a Timóteo sobre seu mal de estômago, em outras Paulo diz:

“A Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor”. 1 Timóteo 1:1

Outra qualidade extremamente positiva de Timóteo foi a sua juventude em vários aspectos, o principal foi quanto aos motivos sociais, Paulo disse em 1 Timóteo 4:12:

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no exemplo, na fé, na pureza”

Não só na época, mas hoje também, as pessoas valorizam quem tem tomada de decisão e força de vontade, mas ainda assim os jovens são entendidos como inexperientes e despreparados, mas no caso de Timóteo, o próprio Paulo afirma:

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não despreze o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”. 1 Timóteo 1:13-14.

Mesmo sendo tímido, Timóteo era perseverante em oração e ciente da palavra, andou com Paulo e por isso aprendeu muito, aprendeu a ponto de ser chamado filho na fé, não só por saber (por que até os escribas sabiam a palavra e não a compreendiam), mas por que conhecia e entendia podendo-a ensinar e mostrar liderança, liderança jovem e responsável.

As igrejas precisam de jovens líderes, para que possam influenciar outros jovens e levá-los não apenas a saber, mas entender que um dia existiu um homem que morreu por mim e por você para nos livrar da condenação eterna. O mundo está cheio de bandejas e cabe a nós nos orientarmos a aceitá-las ou não, mas um líder jovem mostra autoridade e exemplo, mostra amor e compaixão, mostra caridade e discernimento, para que todos ao seu redor sejam influenciados (espero eu que para o bem).

Cabe a você ser influenciado para o bem ou para o mal. Os líderes jovens estão por todo o lado apenas querendo se libertar da timidez e do medo da desaprovação, mostre que você é um deles e influencie muitos a seguirem não a sua palavra, mas a de Deus.

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2 timóteo 2:15

Daniel Victor

COMENTÁRIOS (8)

DATA:
02/07/2016 12:11:44

NOME:
Sylvio Ximenes

COMENTÁRIO:
Daniel, meu irmão! Seja abençoado mais e mais em o nome de Jesus. Que nossa geração não caia na apostasia em que caíu a geração pós Josué e Timóteo. Jovens como vc, estão sendo preparados para liderar e apascentar em um futuro próximo mais próximo do que vcs imaginam. Possam vc e sua geração dizer: "Eis me aqui, envia-me e usa-me amim"!

07/08/2016 10:33:07
DANIEL VICTOR

Muito obrigado, Sylvio, vamos cotinuar o chamado que Deus nos deu.



DATA:
20/04/2016 11:03:21

NOME:
Rogério

COMENTÁRIO:
Daniel parabéns pelo texto. coeso, querente, reflexivo, e de bom conteúdo. Deus continue lhe orientando. Mantenha-se nesse propósito e alcançaras muitas vitórias.

07/08/2016 10:35:06
DANIEL VICTOR

Muito Obrigado, Rogério, Estou aprendendo, mas em breve os textos ficarão mais objetivos. ). Que Deus abençoe.



DATA:
08/04/2016 14:48:46

NOME:
Daniel Victor Alves Vianna de Azeredo

COMENTÁRIO:
Obrigado a todos, pretendo melhor a cada dia mais para glória do senhor e edificação dos jovens )



DATA:
06/04/2016 10:11:44

NOME:
Adriani

COMENTÁRIO:
Daniel ..que lindo ...fiquei orgulhosa...Deus te abencoe grandemente...desafios virão ..enfrente ! siga ..te amo muito



DATA:
06/04/2016 10:11:24

NOME:
Adriani

COMENTÁRIO:
Daniel ..que lindo ...fiquei orgulhosa...Deus te abencoe grandemente...desafios virão ..enfrente ! siga ..te amo muito



DATA:
06/04/2016 08:57:38

NOME:
Fabiano de Azeredo

COMENTÁRIO:
Jhow, gostei muito do seu texto. O meu gosto não tem nada a ver com a nossa ligação de pai e filho. Quando vejo que este texto foi o seu primeiro e o seu potencial de melhora é excelente, fico orgulhoso ter tê-lo como meu filho, voltado para as coisas de Deus e querendo seguir exemplos positivos para sua vida. O meu desejo é que o Espírito Santo de Deus esteja iluminando a sua mente para que textos inspirados sejam cada dia mais frequente em sua vida. Fique com Deus e siga os passos de Timóteo!

07/08/2016 10:31:40
DANIEL VICTOR

Vlw, Jhow! Vamos continuar assim, só dar um gás pra continuar escrevendo, mas se Deus quiser vamos aumetar a quantidade de envios. )



DATA:
05/04/2016 23:37:49

NOME:
Gersin de Tabuazeiro

COMENTÁRIO:
Gostei, copiei, compartilhei....show.

07/08/2016 10:30:36
DANIEL VICTOR

Vlw, amigão! "vamos bater recorde de likes", kkk



DATA:
05/04/2016 22:13:26

NOME:
Abigail abigail

COMENTÁRIO:
Muito bem, Daniel! Que o Senhor continui te abençoando em todas as áreas de sua vida, seja verdadeiro Timóteo!...

07/08/2016 10:29:33
DANIEL VICTOR

Muito obrigado, Abigail! Pode deixar, kkk )



MAIS PUBLICAÇÕES DESTE COLUNISTA

.:: DEIXE SEU COMENTÁRIO ::.

Digite no campo abaixo o que você vê na imagem

 

Casa de Oração em Jardim Marilândia - Vila velha/ES
by, Fabiano de Azeredo