"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6

Coluna: SAÚDE FAMILIAR
Nome: RENATA BATISTA BERNARDES SCARPATTI
E-mail: enfrenat@gmail.com
Igreja: CASA DE ORAÇÃO EM BARCELONA
Memorando:

Enfermeira Renata Batista Bernardes Scarpatti, mestranda, especialista em Saúde da Família, Atenção Primária a Saúde e Educação em Saúde. 

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1006

11/02/2017 12:02:59

MANTENDO A PRESSÃO ARTERIAL NO CONTROLE.

Olá amigos, gostaria de conversar com vocês sobre um tema que vocês conhecem por ter a doença ou ainda conhecem uma pessoa próxima com “Hipertensão  Arterial”.

De uma maneira simples vamos entender como ela se comporta e como voce pode está no controle da situação. Nenhuma pessoa deseja sofrer de qualquer mal no seu corpo. Mas,   alguns comportamentos que adotamos ao longo da nossa vida, fatores genéticos podem favorecer no aparecimento de diverssas doenças.

Atendo muitos pacientes hipertensos que tem dificuldade de entender como controlar a sua pressão arterial ou que aceitam valores que causam danos, por estar um pouco abaixo da sua ultima verificação da pressão. Assim, qual é o valor ideal de sua pressão? Se respondeu 120/80 mmHg está certíssimo, mesmo sendo hipertenso deve sempre procurar manter esse valor da pressão sanguínea.

Se você fizer uso correto da medicação, manter seu peso ideal, entender que alimentação é fundamental no controle da hipertensão e praticar atividade física a possibilidade de sofrer danos como infarto, AVC, Doença Renal, Ulceras por Hipertensão serão bem menores.

Saiba que:

  • A cada 1 Kg de peso perdido, sua pressão arterial reduz 1,2 – 1,6 mmHg na pressão sistólica e 1,0 – 1,3 na pressão diastólica. Isso é importante para que sempre tem uma pressão alterada.
  • As medidas ideais de sua cintura para redução das doenças do coração e diabetes são: homens < 94 cm  e mulheres < 80 cm.
  • As taxas do seu triglicerideo e colesterol devem estar controladas, faça exames no mínimo 1 vez ao ano.
  • Exercícios como caminhadas, natação, hidroginástica sendo realizados 3 vezes na semana já auxiliam para diminuir sua frequência cardíaca, fortalecer o coração e melhorar sua respiração. Só realize quando sua pressão estiver abaixo de 140/90 mmHg.
  • Uma alimentação com pouca gordura, fritura, sal e alimentos industrializados te ajudará a manter sua pressão controlada.

Sei que você deve estar pensando, é muito dificil...  eu não consigo... , mudar hábitos é dificil. Mas, é possivel quando seu bem maior está em risco, sua Sáude.

Então, movimente - se, coma corretamente, não fume, não ingira bebida alcoólica, sorria e esteja próximo das pessoas que ama faz bem ao coração.

Forte Abraço.

                                                                              

 

COMENTÁRIOS (12)

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20/03/2017 13:08:59

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Rogerio

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13/02/2017 11:42:53

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Micaela Borges

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11/02/2017 15:23:00

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GELSIMAR SARMENTO

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11/02/2017 14:06:45

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Angela Barreto

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11/02/2017 14:05:00

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Suely

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11/02/2017 13:31:21

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Andressa Barcellos

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11/02/2017 13:19:42

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11/02/2017 13:12:41

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Luciene Borlotte

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11/02/2017 13:04:50

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Renata tiburcio

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11/02/2017 12:52:39

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Cristine

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11/02/2017 12:51:16

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Cristine

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