"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6

Coluna: PALAVRA PROFÉTICA
Nome: SYLVIO XIMENES
E-mail: sylvioxdorcas@gmail.com
Igreja: CASA DE ORAÇÃO (Retiro) EM VOLTA REDONDA/RJ
Memorando:

Sylvio Ximenes, servo do Senhor Jesus Cristo desde 1980. Esposo da Dorcas Ximenes, pai de Michelly e Marcelly. Avô orgulhoso de Fabrizzio, Anna Jullya e Melina. Em 2016, fizemos 36 anos de casamento e converção, e 20 anos de tempo exclussívo na obra do Senhor. Graças a Deus - O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Amém!

Quantidades de pessoas que visualizaram este texto182 Quantidade de pessoas que curtiram este texto Quantidade de pessoas que não gostaram deste texto

15/02/2017 18:17:22

A LAGARTA DESTRUIDORA, QUE NUNCA CHEGA A METAMORFOSE

A Lagarta Destruidora, que nunca chega a Metamorfose

Assim que, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, NOVA CRIATURA É; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17).

Está além de nossa imaginação o fato de o homem, após a sua morte e decomposição, continuar vivendo em uma dimensão totalmente diferente. O estado de consciência do homem na vida eterna – partindo de como é atualmente – será muito diferente, o que podemos concluir do que a Bíblia afirma (1 Co 15. 22, 35-49).

Talvez a imagem mais marcante da morte e ressurreição PARA UMA NOVA VIDA seja a lagarta, que da sua morte surge uma linda borboleta – com um corpo inteiramente novo e uma vida e ambiente completamente diferentes.

Esta METAMORFOSE (Transformação) ilustra em parte o NOVO NASCIMENTO. O mesmo Deus que instituiu a transformação física de uma asquerosa lagarta é o Criador da REGENERAÇÃO ESPIRITUAL do homem em Cristo Jesus.

A lagarta que não for transformada em borboleta (pode ser esmagada ou devorada...) não pode jamais voar nas alturas; assim como o homem natural que não NASCER DE NOVO, nunca poderá ver, entrar e nem assentar nas regiões celestiais em Cristo. (Jo 3:5, 7; Ef 2:6).

Para uma lagarta voar precisa de uma METAMORFOSE. Ela precisa ser transformada numa borboleta. O mesmo acontece com o homem caído no pecado. Ele só poderá receber a Vida Nova em Cristo se NASCER DE NOVO OU “DE CIMA”!

Como uma lagarta, o homem caído se arrasta numa vida egoísta e miserável. Para ser transformado numa NOVA CRIATURA precisa de uma transformação espiritual que já aconteceu na Cruz do Calvário. O apóstolo Paulo afirmou: “... se alguém está em Cristo, nova criatura é ...”.

 

A lagarta sai do ovo da borboleta. O início do ciclo começa com os ovos, postos pelas borboletas geralmente em folhas de plantas hospedeiras que compõem sua alimentação. No ciclo de vida, as borboletas passam por uma maravilhosa transformação, em quatro fases bem definidas e bastante distintas como ovoslarvascrisálidas e adultas. Esse milagre da natureza se processa através de múltiplas mutações de formato. Estas transformações chamam-se “Metamorfose” (Do grego Metamorphosis).

Como a lagarta que ainda não foi transformada numa borboleta é repugnante aos nossos olhos; o ser humano que ainda não foi regenerado em Jesus Cristo é abominável aos olhos de Deus. “Desde a planta do  até a cabeça não  nele coisa senão feridase inchaçose chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo” (Is 1:6). Mas todos nós somos como o imundoe todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam” (Is 64:6). “Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é (Dt 32:5).

Nossa natureza carnal não pode agradar a Deus. “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém” (Jó 14:4). “Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para ser justo?” (Jó 15:14). “Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?” (Pv 20:9).

A lagarta é a ilustração apropriada de um ser devorador; semelhante ao ser humano que por onde passa fica o vestígio de devastação e destruição.

 

No entanto, depois da lagarta se alimentar, ela se reclusa a um casulo e fica por algum tempo dentro dele. A lagarta entra em um processo tipo “hibernação”, pois a sua natureza decide isso. A lagarta precisa passar por um processo “de morte” antes de tornar-se verdadeiramente uma borboleta. Semelhantemente não existe possibilidade de NOVO NASCIMENTO para o homem sem MORTE. “Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer” (I Co 15:36).

A morte do Senhor Jesus é representativa e inclusiva; na Sua morte todos nós morremos. “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todoslogo todos morreram (II Co 5:14). 

A exemplo das lagartas também éramos imundos e podres aos olhos de Deus; porém em Cristo somos NOVAS CRIATURAS. “Assim que, se alguém está em Cristonova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5:17).

Isto é fato consumado. A Bíblia diz que morremos para o pecado! Isso quer dizer que o pecado não pode mais ter poder sobre nós.

“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhumNósque estamos mortos para o pecadocomo viveremos ainda nele? ...Assim também vós considerai vos como mortos para o pecadomas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” 

(Rm 6:1, 2, 11, 14).

A vida de Cristo em nós através do NOVO NASCIMENTO é uma transformação tão drástica e incompreensível aos olhos humanos, como a mutação de uma lagarta em borboleta. Nicodemos, um líder religioso, teve dificuldades em entender isso:

“Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? ...Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (Jo 3:4, 9, 10).

Isto é fato consumado. A Bíblia diz que morremos para o pecado! Isso quer dizer que o pecado não pode mais ter poder sobre nós.

“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhumNósque estamos mortos para o pecadocomo viveremos ainda nele? ...Assim também vós considerai vos como mortos para o pecadomas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” 

(Rm 6:1, 2, 11, 14).

Esta é a VIDA que Jesus Cristo nos deu. Quando recebemos a VIDA de Cristo em nós, ganhamos a SUA NATUREZA DIVINA. Quando isso acontece, o nosso temperamento vai sendo transformado. Temos novos comportamentos e atitudes. Uma nova história. Uma nova maneira de viver. Atitudes e pensamentos novos. Este é o propósito de Deus para nós no Seu Filho Jesus: NOVIDADE DE VIDA. Você tem esta VIDA, voltado para as coisas do alto? Ou continua como lagarta enredado com as coisas terrenas?

 A nova VIDA EM CRISTO é uma VIDA DE DESCANSO na Soberania Divina. A VIDA de Cristo em nós é o NOVO NASCIMENTO. Significa sermos participantes da SUA NATUREZA DIVINA. 

Assim como é impossível à borboleta voltar a viver a velha vida de lagarta, é impraticável para a nova natureza em Cristo viver em pecado.

 “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não pecaqualquer que peca não o viu nem o conheceu. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecarporque é nascido de Deus (I Jo 3:5, 6, 9).

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (I Jo 5:18). Amém!

Adaptado: S. Ximenes.

Nenhum comentário!
Seja o primeiro a comentar

COMENTÁRIOS (0)

MAIS PUBLICAÇÕES DESTE COLUNISTA

ELE, O PRIMEIRO EM TUDO

NO BRILHO DA SUA GLÓRIA

PRECISAMOS UNS DOS OUTROS

FALTAM DOIS MINUTOS E MEIO PARA O DIA DO JUÍZO FINAL...

AVANTE PARA A VITÓRIA!

OS CINCO PILARES DA REFORMA PROTESTANTE

ENVIADO PARA VENCER

INCRIVELMENTE MARAVILHOSA

AMADO INFINITAMENTE

SUA CONFIANÇA

Você espera por ele? Realmente?

O TEMPO ACEITÁVEL...

O QUE ACONTECERÁ EM 23 DE SETEMBRO DE 2017?

A SOMA DE TODOS OS MEDOS...

A VERDADE SOBRE O TEMPLO DOS ÚLTIMOS DIAS

A PREPARAÇÃO PARA O TERCEIRO TEMPLO

O SONHO DA ESTÁTUA (Dn 2)

O FIM É SÓ O COMEÇO!...

ESTÁ TÃO DIFÍCIL ESPERAR!

ADORANDO O DEUS DA TECNOLOGIA

DIAS DE NOÉ E DIAS DE LÓ

TEMPOS DIFÍCEIS

DESNUTRIÇÃO PROFÉTICA

3.000 Anos de História Judaica

"VENENO NA PANELA"!...

Ai! ...

AS LAGARTAS DESTRUIDORAS, ...

PEDRAS VIVAS!...

CUIDADO!

Quem Penso que sou?...

Feliz Páscoa!...

Páscoa Feliz!...

Diferenças Entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda

O QUE VOCÊ ESPERA?

“RELÓGIO DO JUÍZO FINAL”

VITÓRIA EM JESUS

O MELHOR AINDA VIRÁ

O CÉU ANTES DA VOLTA DE CRISTO

OFERTA PACÍFICA...

CERTEZA

UM CRISTÃO PODE PERDER A SALVAÇÃO?

CARTA AOS JOVENS

UNIDADE E UNÂNIMIDADE

Em Crise...

ESPERANÇA QUE VAI ALÉM!...

VENHA O TEU REINO

ELE É O VOSSO REI?

NOITE DE PAZ!

A CORRETA ESPERA!...

ESTEJAM PREPARADOS!

ESTEJAIS ATENTOS!

EM BREVE O VEREMOS

ELE VOLTARÁ!...

A MAIOR PROFECIA DE TODOS OS TEMPOS

“Golias só cai diante daquele que leva pão e queijo”

Lideres “Incapazes de Latir”!?

Ano da abundância e abundância da graça

SEM PERDER A VISÃO PARA FAZER MISSÕES

Profecias cumpridas em Israel (IV parte)

Profecias cumpridas em Israel (III parte)

Profecias cumpridas em Israel (II parte)

Profecias cumpridas em Israel (I parte)

As Profecias dos Terremotos – (Isaías 24)

.:: DEIXE SEU COMENTÁRIO ::.

Digite no campo abaixo o que você vê na imagem

 

Casa de Oração em Jardim Marilândia - Vila velha/ES
by, Fabiano de Azeredo