"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6

Coluna: PALAVRA PROFÉTICA
Nome: SYLVIO XIMENES
E-mail: sylvioxdorcas@gmail.com
Igreja: CASA DE ORAÇÃO (Retiro) EM VOLTA REDONDA/RJ
Memorando:

Sylvio Ximenes, servo do Senhor Jesus Cristo desde 1980. Esposo da Dorcas Ximenes, pai de Michelly e Marcelly. Avô orgulhoso de Fabrizzio, Anna Jullya e Melina. Em 2016, fizemos 36 anos de casamento e converção, e 20 anos de tempo exclussívo na obra do Senhor. Graças a Deus - O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Amém!

Quantidades de pessoas que visualizaram este texto11 Quantidade de pessoas que curtiram este texto Quantidade de pessoas que não gostaram deste texto

12/02/2018 13:11:26

BARNABÉ: O MISSIONÁRIO

BARNABÉ: O MISSIONÁRIO

(Norbert Lieth)

 

O êxito espiritual alcançado por Barnabé se deve ao fato de que ele dirigia sua vida no Espírito Santo. Por esse motivo ele e Paulo eram qualificados para o serviço missionário. O Senhor designou e enviou esses dois homens, citando-os nominalmente: “Enquanto [os profetas e líderes da igreja em Antioquia] adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: ‘Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado’. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram” (At 13.2-3).

Sabemos que é primeiramente Deus que faz a livre escolha em convocar e preparar pessoas para uma obra. No entanto, o Senhor, ou o Espírito Santo, também está atento para um coração disposto a servir. Barnabé e Paulo ardiam pela causa de Jesus Cristo, por seu evangelho. Todos os pensamentos e vontades deles estavam direcionados em permanecer a caminho para confrontar as pessoas com a mensagem da salvação. A intenção deles era de alargar fronteiras e, por isso, procuravam descobrir maneiras para levar o evangelho a todos os lugares. Assim, Barnabé e Paulo, os missionários dos gentios, viajaram para o Chipre e para a Ásia Menor (At 13.6-7,43; 15.22,35). Eram homens que tinham disposição para enfrentar novas tarefas! Isso não permaneceu despercebido diante da igreja. E nós perguntamos: será que não era isso que o Espírito Santo buscava, quando disse: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”? Não deveria ser também esse o ardente desejo do nosso coração: servir a Deus em Jesus Cristo? Certamente que sim! Pois é isso que o Espírito Santo busca para alargar nossas fronteiras.

Em certa ocasião, quando se tratava de instruir, incentivar e consolar pessoas que haviam se convertido, os irmãos líderes da igreja em Jerusalém sabiam então quem poderiam enviar. Em Atos 11.21-22, lemos: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor. Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia”. E nós, estamos inclinados a alargar fronteiras? É nosso desejo que o Senhor possa realizar mais do que fez anteriormente em e por meio de nós? Será que ele, em sua onipotência, nos diz: “Posso fazer mais por você do que fiz até agora”? Vemos diante de nossos olhos que Jesus pode; sim, que ele quer fazer coisas novas, nos redirecionar e conduzir por caminhos novos? Para isso, no entanto, ele necessita encontrar corações receptivos. A Palavra de Deus promete: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso” (2Cr 25.9b).

Barnabé não estava disposto apenas a proclamar o evangelho em todo lugar e ser líder na igreja de Antioquia, mas também a pensar na igreja messiânica na Judeia, angariar recursos para ela e levá-los até lá. Ele manteve conscientemente o relacionamento correto com Jerusalém e levou uma oferta até lá. Como esse homem era flexível! Ele se dedicava a apoiar os judeus messiânicos crentes. Atos 11.29-30 fala sobre isso: “Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judeia. E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo”.

Afinal, qual era o critério que levou os apóstolos e presbíteros em Jerusalém, bem como toda a igreja, a enviar, com muita alegria, Barnabé e Paulo? O que lhes dava a segurança de que se tratavam de dois irmãos dignos de confiança? Lemos a resposta em Atos 15.25-26: “Assim, concordamos todos em escolher alguns homens e enviá-los a vocês com nossos amados irmãos Paulo e Barnabé, homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Essa é a chave: o Espírito Santo quer utilizar homens e mulheres que estejam dispostos a arriscar suas vidas pelo nome do Senhor Jesus Cristo!

Como está, nesse sentido, a situação em nossas igrejas no cristianismo atual? Não nos tornamos muito superficiais, muito acomodados, muito preguiçosos, muito mornos? Uma missionária estava interessada em conquistar pessoas jovens em uma igreja para servir no campo missionário. Ela fez a observação: “Proporcionalmente, a maioria dos missionários são mulheres. Quando o Senhor convoca rapazes em uma igreja, então a resposta deles certamente será: Aqui estou, Senhor – envie minha irmã! ”.

Não são poucos os crentes que simplesmente se livram da responsabilidade. Onde estão hoje os jovens rapazes crentes, dispostos a arriscar suas vidas pela causa do Senhor? Na tradução alemã Hoffnung für alle [Esperança para todos] da Bíblia, em Atos 15.26 diz: “... que arriscaram suas vidas à causa de nosso Senhor Jesus Cristo, dois homens adequados...”.

Se alguém quiser ser considerado adequado para a causa do Senhor, é necessário que ele primeiro esteja disposto a arriscar sua vida por ele. Você está disposto a isso? As afirmações do Senhor Jesus Cristo também valem para nós:

– “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.62).

– “Siga-me, e deixe que os mortos [isto é, os espiritualmente mortos] sepultem os seus próprios mortos” (Mt 8.22).

– “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará” (Mt 10.37-39).

Somente à medida que arriscamos nossa vida pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo é que estaremos verdadeiramente apropriados para a sua causa. Nossas igrejas necessitam novamente desse fervor característico de Barnabé. Onde estão os barnabés entre nós?

Nosso maior exemplo é Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, que não precisava negar que era semelhante a Deus. Ele renunciou à glória de Deus, seu Pai, veio ao nosso mundo e entregou sua vida por nós. Ao entregar toda a sua vida como pagamento pelo nosso pecado, nós tivemos acesso à vida eterna em Deus. Somente Jesus é o verdadeiro caminho para Deus (Jo 14.6). No momento em que encontramos Jesus, e com ele recebemos a vida eterna, deveríamos também colocar nossa vida sobre o altar para servi-lo, assim como Barnabé o fez!

Compartilhando: S. Ximenes.

 

Nenhum comentário!
Seja o primeiro a comentar

COMENTÁRIOS (0)

MAIS PUBLICAÇÕES DESTE COLUNISTA

BARNABÉ: O SEGREDO DO SEU SUCESSO

“Este é o caminho; siga-o”

FEITA DE SUCATA?

FOMOS CHAMADOS PARA FRUTIFICAR

BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA

ELE, O PRIMEIRO EM TUDO

NO BRILHO DA SUA GLÓRIA

PRECISAMOS UNS DOS OUTROS

FALTAM DOIS MINUTOS E MEIO PARA O DIA DO JUÍZO FINAL...

AVANTE PARA A VITÓRIA!

OS CINCO PILARES DA REFORMA PROTESTANTE

ENVIADO PARA VENCER

INCRIVELMENTE MARAVILHOSA

AMADO INFINITAMENTE

SUA CONFIANÇA

Você espera por ele? Realmente?

O TEMPO ACEITÁVEL...

O QUE ACONTECERÁ EM 23 DE SETEMBRO DE 2017?

A SOMA DE TODOS OS MEDOS...

A VERDADE SOBRE O TEMPLO DOS ÚLTIMOS DIAS

A PREPARAÇÃO PARA O TERCEIRO TEMPLO

O SONHO DA ESTÁTUA (Dn 2)

O FIM É SÓ O COMEÇO!...

ESTÁ TÃO DIFÍCIL ESPERAR!

ADORANDO O DEUS DA TECNOLOGIA

DIAS DE NOÉ E DIAS DE LÓ

TEMPOS DIFÍCEIS

DESNUTRIÇÃO PROFÉTICA

3.000 Anos de História Judaica

"VENENO NA PANELA"!...

Ai! ...

AS LAGARTAS DESTRUIDORAS, ...

PEDRAS VIVAS!...

CUIDADO!

Quem Penso que sou?...

Feliz Páscoa!...

Páscoa Feliz!...

Diferenças Entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda

O QUE VOCÊ ESPERA?

“RELÓGIO DO JUÍZO FINAL”

VITÓRIA EM JESUS

A Lagarta Destruidora, que nunca chega a Metamorfose

O MELHOR AINDA VIRÁ

O CÉU ANTES DA VOLTA DE CRISTO

OFERTA PACÍFICA...

CERTEZA

UM CRISTÃO PODE PERDER A SALVAÇÃO?

CARTA AOS JOVENS

UNIDADE E UNÂNIMIDADE

Em Crise...

ESPERANÇA QUE VAI ALÉM!...

VENHA O TEU REINO

ELE É O VOSSO REI?

NOITE DE PAZ!

A CORRETA ESPERA!...

ESTEJAM PREPARADOS!

ESTEJAIS ATENTOS!

EM BREVE O VEREMOS

ELE VOLTARÁ!...

A MAIOR PROFECIA DE TODOS OS TEMPOS

“Golias só cai diante daquele que leva pão e queijo”

Lideres “Incapazes de Latir”!?

Ano da abundância e abundância da graça

SEM PERDER A VISÃO PARA FAZER MISSÕES

Profecias cumpridas em Israel (IV parte)

Profecias cumpridas em Israel (III parte)

Profecias cumpridas em Israel (II parte)

Profecias cumpridas em Israel (I parte)

As Profecias dos Terremotos – (Isaías 24)

.:: DEIXE SEU COMENTÁRIO ::.

Digite no campo abaixo o que você vê na imagem

 

Casa de Oração em Jardim Marilândia - Vila velha/ES
by, Fabiano de Azeredo