Devocional - quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Tolerância

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Quinta-feira, 26 de setembro

Tolerância

Leitura Bíblica:
Romanos 15.1-7

 

Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos (Rm 15.1).


 

Na leitura bíblica, Paulo ensina o quanto a simpatia e altruísmo entre os cristãos são fundamentais para alcançarmos a unidade de espírito e, assim, glorificar a Deus. No verso em destaque, o apóstolo usa a expressão “suportar as fraquezas dos fracos”. Longe de sugerir que devemos “aturar” os irmãos mais fracos, a palavra “suportar”, no original, significa “levantar e carregar um peso”. Ou seja, os cristãos fortes devem ajudar a “carregar as cargas” dos fracos, demonstrando amor e consideração prática por eles, e colaborando com o crescimento desses irmãos. E Paulo passa a citar o exemplo do próprio Jesus que, para agradar ao Pai e cumprir sua vontade, não agradou a si próprio (v.3), e nos aceitou (v.7). Cristo teve de suportar insultos para não agradar a si mesmo (v.3). Quando Paulo escreveu essas palavras, não estava se referindo à divergência de temas fundamentais da fé e doutrina cristã, mas de opiniões pessoais sobre alguns assuntos, como comer ou não certos alimentos (Rm 14.1-12). Quando queremos fazer valer nossa vontade ou opinião, fica muito difícil abrir mão para agradar ao outro. Na verdade, o que nos falta muito é amor, vontade e humildade para abrir mão de nossa opinião e orgulho. Mas, de que adianta ter a satisfação de ganhar uma discussão e perder uma amizade? E pior: deixar de agradar e glorificar a Deus? Terminar sem esperança e sozinho por ser orgulhoso? Há pessoas tristes, sem amigos, sem um sorriso no olhar, sem esperança, sem ninguém. Por que a pessoa estaria assim? Talvez tenha sido abandonada por alguém ou não quis aceitar a opinião do outro e se afastou. Precisamos ser mais tolerantes, principalmente com nossos irmãos em Cristo. Dessa forma, estaremos cooperando com o crescimento deles, testemunhando diante do mundo o amor de Jesus e, o mais importante: glorificando a Deus!

Aline Coscioni Schach, Ijuí/RS

 

“Todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35).