Devocional - quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Recuar? Nunca!

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Quinta-feira, 03 de outubro

Recuar? Nunca!

Leitura Bíblica:
Hebreus 10.32-39

 

Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos (Hb 10.39).

 

A Austrália tem como símbolos o canguru vermelho e o emu – uma ave semelhante à ema brasileira, porém maior. Esses bichos aparecem no brasão de armas do país. São seus animais-símbolo por somente existirem na Austrália e também porque não andam para trás. Eles simbolizam para seus cidadãos o almejado progresso de seu país, sem nunca retroceder. Precisamos também dessa disposição diante das provações. Era o que precisavam os cristãos de origem judaica do primeiro século. Eles estavam sendo fortemente tentados a abandonar a sua fé em Cristo por causa das perseguições que enfrentavam. Em 60 d.C., um novo fenômeno, o cristianismo, ocupa o cenário religioso e seus adeptos começam a sofrer perseguição do Império Romano. Além disso, os cristãos judeus (ou hebreus) já eram perseguidos pela própria religião judaica, a mesma que perseguiu Jesus. Nessa situação, os cristãos sentiam uma grande tentação de abandonar sua fé em Cristo e voltar ao judaísmo, de onde saíram – uma religião tolerada por Roma. Para encorajá-los a permanecer firmes na fé em Cristo, foi escrita a Epístola aos Hebreus. Eles deveriam ir em frente, seguindo Jesus e jamais voltar para trás, ou seja, para a velha religião judaica, o que seria um retrocesso, pois esta apenas apontava para o cristianismo, que viera para completá-la. Por isso, no capítulo 11 dessa epístola, há uma lista de heróis da fé, que perseveraram e venceram. O último exemplo apresentado é do próprio Senhor Jesus Cristo que, depois de suportar o sofrimento da cruz, venceu a morte e hoje está assentado à direita do trono de Deus Pai (Hb 12.2). Muitos crentes do passado perseveraram na fé, e enfrentaram provações mais difíceis que as nossas. Por isso, caso você seja tentado a abandonar sua fé em Cristo por causa de provações e perseguições, resista!

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS

 

Quem decidiu seguir a Cristo está no melhor caminho, pois somente este nos leva à vida eterna. Não retroceda!