Devocional - sábado, 5 de outubro de 2024

Dívida paga

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Sábado, 05 de outubro

Dívida paga

Leitura Bíblica:
Colossenses 2.13-19

 

[O SENHOR] lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Mq 7.19b).

 

Como é difícil, para alguns, aceitar a salvação pela graça. Estão sempre inventando alguma atividade, alguma nova forma de boas obras para com elas tentar alcançar a salvação por seus próprios méritos. Não percebem que a salvação é pela graça e, exatamente por ser tão cara, não há quem possa pagar, a não ser o caríssimo sacrifício de Cristo na cruz. Os participantes da igreja de Colossos, como vimos na leitura de hoje, enfrentaram essa situação. Eles, que já haviam sido salvos pela fé em Cristo, eram assediados por hereges que cobravam deles práticas religiosas sem qualquer eficácia, como ingerir ou não certos alimentos e bebidas, guardar dias de festas etc. Diante disso, Paulo apresenta a eles uma figura muito interessante para mostrar que seus pecados já estavam perdoados e que a dívida deles para com Deus já estava totalmente quitada. Ele fala de um escrito de dívida! O que seria isso? Nada mais, nada menos, do que a relação de itens do que se devia a Deus. É possível imaginar o tamanho dessa lista de falhas de cada um de nós. Mas ele chama a atenção para o fato de que nossos pecados foram perdoados, e com isso o conteúdo dessa relação de dívidas foi removido, ou seja, apagado completamente. Para completar, ele destaca que esse documento, agora apagado, como uma prova de que a dívida estava quitada, foi cravado na cruz, instrumento pelo qual Jesus pagou em nosso lugar aquilo que deveríamos pagar. Que maravilha saber que nossa dívida foi paga por Jesus! Pela fé no sacrifício de Cristo, não devemos mais nada. Estamos livres da condenação! Assim, quando colocados em dúvida por invenções humanas que tentam nos levar a buscar a salvação pelas obras, estejamos prontos para responder: Meus pecados foram perdoados, minha dívida foi apagada e está cravada na cruz. Como diria Miqueias: eles foram lançados nas profundezas do mar.

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR

 

Aleluia! Jesus pagou a nossa dívida!