Devocional - segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Aparências

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Segunda-feira, 14 de outubro

Aparências

Leitura Bíblica:
Apocalipse 3.1-6

 

O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração (1Sm 16.7).

 

O que significa viver de aparências? É viver só de nome, aliás, uma atitude comum nos vários ambientes de nossa sociedade, como clubes, empresas e até em igrejas. Há pessoas que, mesmo sem ter dinheiro, fazem de tudo para exibir um padrão de vida irreal. Há famílias que fingem ser saudáveis e assim escondem a dor e o sofrimento que reinam em casa. A felicidade não habita em vidas assim.

O mesmo acontece na vida espiritual de muita gente. Embora mantenham no exterior a aparência de cristãos piedosos e zelosos, no oculto transgridem regras e princípios essenciais à vida cristã. Jesus advertiu a igreja em Sardes: “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto” (v.1). Como Jesus pode mudar a vida de quem vive de aparências, essa igreja foi encorajada a se lembrar do que tinha recebido e ouvido, e a se arrepender. Quem vive um cristianismo de aparências e formalidades precisa retornar ao princípio, ou seja, à simplicidade do evangelho, à fidelidade a Jesus, despojando-se do orgulho que o leva a se esconder por trás de uma fachada enfeitada. 

Jesus disse que seus discípulos são luz do mundo e sal da terra. O cristão autêntico deve fazer uso dessas qualidades para derrotar as trevas que o rodeiam, permeando a sociedade com os eternos valores cristãos em vez de substituí-los pelo relativismo da pós-modernidade.

É tempo de arrumar a casa, de abandonar o relativismo e a sequidão da vida de aparências. Podemos enganar os homens, mas Deus vê e conhece muito bem nosso interior. Ele não se deixa iludir, como vimos no verso em destaque. Nada podemos esconder de Deus, nem mesmo nossos pensamentos.

Nestes tempos difíceis, cada cristão deve permanecer fiel ao seu Senhor, lembrando que ele prometeu estar conosco até o fim dos tempos (Mt 28.20).

Manoel Nerivaldo Lopes, João Pessoa/PB

 

Em vez de nos amoldar ao mundo, é preciso deixar que Cristo nos transforme e renove a nossa mente (Cf Rm 12.2).