Devocional - quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Amor a Jesus

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 28 de agosto

Amor a Jesus

Leitura Bíblica:
Mateus 10.34-39

 

Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças (Dt 6.5).


 

Gostamos de falar do amor de Jesus por nós. Ele nos ama tanto que chegou a morrer na cruz em nosso lugar. Como ele disse: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13). E ele foi além, pois morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores e inimigos de Deus (Rm 5.8). Contudo, falamos pouco do amor que nós devemos a Jesus e que ele espera de seus discípulos. Na leitura bíblica de hoje, temos uma amostra da grandiosidade desse amor. Jesus, instruindo seus discípulos, os alerta para as possíveis hostilidades que enfrentariam. Sofreriam oposição até mesmo de seus familiares por serem seus discípulos. Assim, ele aproveita para falar a respeito do tipo de amor que ele espera de seus discípulos em tais situações. Sua proposta é radical! Ele espera, nada mais nada menos, que seus discípulos o amem acima do que amam seus pais; mais do que amam seus filhos; e mais do que amam a própria vida, o que é representado aqui pelo tomar a própria cruz para segui-lo. Em outras palavras, sendo Deus como é, Jesus espera e exige ser amado acima tudo e todos (Dt 6.5). Quem não o ama desta forma, pelo que ele diz, não é digno dele. Certamente Jesus utiliza como exemplos aquilo que chamaríamos de regra, e não de exceção. Seguindo a regra, é natural que filhos bem ajustados tenham seus pais em alta estima e os amem intensamente. Em relação ao amor dos pais pelos filhos, isso é ainda mais profundo. Pais normais estão prontos para abrir mão de tudo pelo bem dos filhos e, se for preciso, até mesmo de dar a vida por eles. E, obviamente, uma pessoa mentalmente sadia ama a própria vida e a protege.

O amor que Jesus espera de seus discípulos precisa estar acima desses tipos de amor aqui exemplificados. Se não o amarmos assim, não seremos dignos dele.

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR

 

Só é digno de Jesus aquele que o ama acima de tudo e de todos!