Devocional - quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Brechas

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quinta-feira, 29 de agosto

Brechas

Leitura Bíblica:
Mateus 3.8-10

 

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele (Ap 2.5).


 

O texto da leitura bíblica fala sobre os fariseus, líderes religiosos dos judeus, que acreditavam agradar a Deus só porque eram descendentes de Abraão. Por isso, João Batista os alerta de que isso não significava nada. O que Deus queria, na verdade, era vê-los de fato arrependidos de seus erros e adotando comportamentos novos e transformados.

Um homem carregava um saco de feijão nas costas. Como o saco estava furado, deixava cair grãos por onde passava. Um garoto, ao ver o desperdício, avisou-o da perda: “Olha, moço, o saco está furado. O feijão está caindo!” O homem deu meia-volta e passou a recolher e colocar os grãos novamente no saco. Contudo, como o buraco não fora costurado, o feijão continuava a cair. À medida que os grãos eram recolocados, outros caíam pelo chão, atrás do pobre homem.

O erro daquele homem é muito comum. Muitas vezes tentamos consertar o que vemos de errado em nossa vida, mas não percebemos que o verdadeiro problema persiste. Enquanto esse não for resolvido, vamos ficar “recolhendo feijão em saco furado”. Tão importante quanto reconhecer onde está a brecha é tomar uma atitude para eliminá-la. E isso começa pela confissão de todos os nossos erros e pela humildade de reconhecer que só Deus pode nos ajudar. Quando percebemos que algo está errado em nossa vida, precisamos que ele nos leve a reconhecer a real origem desse mal e nos conduza ao arrependimento. Assim, o desejo de acertar as coisas acarretará uma mudança radical de atitude. Não existe arrependimento pela metade. Não permita que fiquem pequenas brechas, pois o que começa pequeno logo vai alargando novamente. Muitos desses buracos, como ódio, rancor, ressentimento, falta de perdão e tantos outros, podem ser fechados se houver verdadeira submissão a Deus e à sua ação em nossa vida.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

Verdadeiro arrependimento traz verdadeiras mudanças em pensamentos, palavras e ações.