Devocional - segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Pureza

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Segunda-feira, 02 de setembro

Pureza

Leitura Bíblica:
Provérbios 20.9

 

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra (Sl 119.9).

 

Somos os nossos principais inimigos. A nossa natureza corrompida pelo pecado nos fez orgulhosos e nos deu a sensação de autossuficiência, mas isso não passa de ilusão. Na leitura bíblica de hoje, o autor pergunta quem pode afirmar que seu coração está puro. Posso dizer com toda certeza que eu não. Sozinho não conseguiria fazer nada de bom. O coração, marcado pelo pecado, é enganoso.

A boa notícia é que não trilhamos a vida sozinhos. Fomos criados para uma jornada eterna juntos ao Criador. Apenas pelos méritos de Cristo podemos ser purificados. Essa é uma mensagem necessária a todos nós. Viver em Cristo não significa que nunca mais pecaremos, mas que não vivemos mais na prática deliberada do pecado. Com Jesus, o único caminho até Deus, somos livres do nosso pecado. Como pecadores, merecíamos a morte, mas Deus nos deu vida por meio da morte de seu Filho. Toda essa verdade nos é apresentada na Palavra de Deus, que nos traz em detalhes o plano divino de redenção através de Cristo.

A busca pela pureza na vida passa pela obediência à palavra de Deus. O versículo em destaque faz referência ao jovem, mas é ele válido para qualquer idade. A Bíblia nos exorta, nos mostra a direção e nos ajuda a compreender a vontade de Deus para nós. A purificação é um ato divino, mas é importante lembrar que ovelhas limpas não brincam na lama. Se fomos purificados, não podemos flertar com o pecado, antes, devemos fugir dele. Infelizmente, muitos caem no “canto da sereia” e perdem a intimidade com Deus, família, bens, saúde e alegria ao darem brecha para a prática do pecado. Pecado não tem tamanho, mas suas consequências, sim. Algo que pareça apenas um “deslize” pode causar um grande dano na vida e afetar a muitos. A obra de Jesus na cruz nos purificou de nossos pecados. Vamos nos dedicar a conhecê-lo cada vez mais e ficar mais parecidos com ele.

Lucas Meloni, São Caetano do Sul/SP

 

Em Cristo temos uma nova vida, e devemos vivê-la de forma a agradar a Deus.