Devocional - sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Saudade

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sexta-feira, 06 de setembro

Saudade

Leitura Bíblica:
Salmo 84.1-12

 

Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada (Lc 15.16).


 

A saudade é um sentimento corriqueiro e natural quando estamos longe de alguém ou de um local que amamos. Também é querer estar presente no local ou com pessoas queridas. O amor nos faz querer estar próximos, compartilhar confidências ou somente o desejo de ficar perto de pessoas ou de um ambiente que amamos. No sí­tio da minha famí­lia, local muito especial para mim, de onde trago muitas recordações e saudades, existe uma árvore chamada alfarrobeira. Ela produz o fruto denominado alfarroba, semelhante a uma vagem, com sementes de coloração marrom e sabor adocicado. Esse fruto substitui o cacau em pó ou o chocolate, já que tem sabor bem parecido. No versículo em destaque, o evangelista Lucas menciona o fruto da alfarrobeira e cita que o filho pródigo desejava encher o estômago com aquelas vagens, mas não lhe davam nada. No contexto da parábola, o filho pródigo se lembra da casa do pai, local que provavelmente amasse e de onde tivesse boas recordações. É uma parábola rica em detalhes, que destaca três personagens: o pai, que simboliza Deus; o filho mais novo, os publicanos e pecadores; e o filho mais velho, os fariseus e escribas. O Pai nos consola quando a saudade bate em nosso coração! Devemos usar esses momentos para fazer o bem a quem amamos. Na hora que a melancolia vem, podemos orar por aquela pessoa ou aproveitar a oportunidade para enviar uma mensagem de carinho. Na leitura de hoje, o salmista expressa o seu amor e a saudade da casa de Deus: “Como é agradável o lugar da tua habitação, SENHOR dos Exércitos!” (v.1). Esse salmo é lindo por vários motivos, porém o que chama mais a atenção é o prazer, a lembrança que nos traz da casa de Deus, perto de seu povo, criação sua. Que nunca falte em nós o desejo de estar junto com outros irmãos na congregação, nos fortalecendo mutuamente e adorando ao nosso Deus.

Arthur Queiroz Pereira, Nova Friburgo/RJ

 

“Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus” (Fp 1.8).