Devocional - quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Tentação e pecado

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quinta-feira, 12 de setembro

Tentação e pecado

Leitura Bíblica:
Josué 7.19-22

 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).


 

O texto bíblico conta que a ira de Deus se acendeu contra Israel porque Acã, filho de Carmi, roubou algumas coisas. Ele tomou posse indevidamente de uma capa feita na Babilônia; de 2,400 quilos de prata; e de uma barra de ouro de 600 gramas. Um artigo de um jornal antigo – “A Mensagem” – menciona o pecado de Acã e faz a seguinte pergunta: Quando começou o pecado deste homem? A resposta foi a seguinte: “O pecado deste homem não começou no primeiro momento, quando ele viu aquelas coisas, porque é bem possível que não pudesse deixar de vê-las. O pecado começou no momento seguinte, quando ele deixou os seus olhos se fixarem nas coisas proibidas. O pecado não foi por ver, mas por olhar e continuar a olhar”. É verdadeira esta afirmação: A tentação em si mesma não é pecado, mas, sim, o ato de ceder à tentação. Acã cedeu à tentação: olhou, cobiçou, tomou para si e escondeu. “Se ele não cedesse à tentação da vista, não teria chegado a outro pecado, o de cobiçar. Se ele não cobiçasse, não procuraria tomar para si a coisa proibida. Se ele não a tomasse, não a esconderia” (Harold H. Cook). Essa progressão do pecado leva à morte. Foi o que aconteceu no caso de Acã. Devemos tomar cuidado para não dar concessão ao pecado. Se fraquejarmos a cada tentação, ficará mais difícil suportá-la. As consequências serão cada vez maiores, atingindo, inclusive, as pessoas mais próximas de nós. No caso de Acã, a ira de Deus se acendeu contra todo o povo de Israel. É importante lembrar: ser tentado não é o mesmo que pecar. O próprio Jesus foi tentado e não pecou. Muitas pessoas já se sentem condenadas só pelo fato de serem tentadas. Por isso, vão logo cedendo à tentação. Sejamos sóbrios. Tentação não é pecado, desde que nos afastemos dela.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

Resistir à tentação é a única forma de apagar o seu ardente apelo.