Devocional - quarta-feira, 29 de maio de 2024

"Por que orar?"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.

 


 

Quarta-feira, 29 de maio

Por que orar?

Leitura Bíblica: Mateus 6.6-13

 

Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração (Sl 37.4).

 

 

No auge da pandemia de covid-19, muitas vezes me entristeci com a perda de pessoas queridas, e por vezes me alegrei por ver milagres de cura da parte de Deus. Naquele período, alguém me confessou não entender por que deveria orar a Deus pedindo cura se o Senhor já sabe de todas as coisas. Ainda me disse: “Se Deus não quiser curar, por que devo orar?” Bem, há vários motivos muito bons para isso.

A primeira coisa que precisamos saber é que oração é relacionamento, e não barganha. Precisamos entender que poder falar com Deus é um privilégio imensurável que não merecíamos. Devemos aceitar que a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável, mesmo que não a compreendamos. Tem mais: Deus não nos deve absolutamente nada! A maior cura que existe é a salvação, que ele nos concedeu por meio de Jesus. Não oramos para mudar a mente de Deus, mas para recebê-la. Devemos ter sempre lembrar que Deus detém o controle: “O Senhor o deu, o Senhor o levou” (Jó 1.21). Não conhecemos a vontade de Deus, e por isso colocamos diante dele a nossa, e pedimos, clamamos, imploramos. Entender que a morte de um salvo em Cristo, ainda que tenhamos orado, é a cura em definitivo e em todos os sentidos, nos dá mais paz e consolo (Ap 21.4). E Deus tem a faculdade e a possibilidade de fazer qualquer coisa. Ele pode usar o período de oração para alcançar o doente, a família de luto, para aperfeiçoar o relacionamento entre ele e aquele que ora. Deus pode fazer milagres, pode curar ou também pode ensinar muitas outras coisas nesse processo. Precisamos entender que Deus quer se relacionar conosco, e mesmo já sabendo de antemão o que vamos pedir, ele deseja nos ouvir. Isso é um privilégio! Quando oramos, demonstramos dependência, amor por quem padece, reconhecemos Deus como nosso Pai, amigo, socorro, fortaleza, nossa base, fonte de todo o poder.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

 

Orar é muito mais que apenas pedir e ser atendido.