Devocional - sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Arrependimento

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Sexta-feira, 20 de setembro

Arrependimento

Leitura Bíblica:
Efésios 4.22-24

 

Deem fruto que mostre o arrependimento! (Mt 3.8)


 

A palavra “arrependimento” no Novo Testamento vem do grego metaneo, que lemos como “metanoia”. Seu significado é “mudança de mente”. Segundo o ensinamento bíblico, o arrependimento é um estado de profunda tristeza pelo pecado e implica uma mudança de comportamento. Na teologia, o arrependimento é a mudança de mente que leva o indivíduo a abandonar o pecado e voltar-se a Deus com o coração contrito. Na leitura de hoje, Paulo escreve aos cristãos em Éfeso, orientando-os a abandonar sua antiga vida pecaminosa, pois agora eram cristãos. O fato é que abandonar 100% o pecado é algo que conseguiremos apenas no céu, mas a palavra de Paulo referia-se ao modo de viver daqueles que se diziam arrependidos de seus erros, mas que não lutavam para resistir a eles e vencê-los. Arrependimento sem mudança de mente, sem resistência ao pecado, definitivamente não é arrependimento. Em nosso versículo-chave, João Batista chama os mestres da lei a darem frutos de arrependimento. Ele os estava chamando para algo maior do que ouvir suas palavras ou praticar rituais religiosos. Disse-lhes que mudassem de comportamento. Ao pedir o “fruto do arrependimento”, estava lhes dizendo: “Façam algo que demonstre que vocês se arrependeram de seus pecados”. Isso nos lembra que Deus vê além de nossas atividades religiosas e palavras. Ele examina se a nossa conduta é coerente com o que dizemos. Logo, o que fazer após sentirmos profundo arrependimento por algum pecado? Confessamos a Deus, pois sabemos que ele não rejeita um coração contrito e quebrantado (Sl 51.17). Nosso Deus diz que a obediência é mais importante que os sacrifícios (1Sm 15.22). Sendo assim, derrame-se diante de Deus, confesse seus pecados, lute contra as tentações, molde sua mente pela mente de Cristo e busque obedecer a Deus em tudo. Esse é o verdadeiro arrependimento.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

 

O fruto do verdadeiro arrependimento é a mudança de comportamento.