Devocional - terça-feira, 24 de setembro de 2024

Censurados

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Terça-feira, 24 de setembro

Censurados

Leitura Bíblica:
Mateus 23.1-12

 

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos (2Co 8.9).


 

No texto de hoje, Jesus proferiu palavras duras sobre dois grupos religiosos. Ele orientou seus seguidores que ouvissem o que os escribas (ou mestres da lei) e fariseus ensinavam sobre o Antigo Testamento (Lei), mas que não agissem como eles. Assim, Jesus censurou esses homens que se assentavam na cadeira de Moisés. Eles sabiam tudo o que Moisés havia escrito nos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco). Eram estudiosos da lei, eruditos, e amavam estar à frente de tudo, ser vistos nas sinagogas e nas ruas fazendo suas orações. Nos banquetes da época, buscavam os melhores lugares. Eram admirados pela sociedade. Mas por que Jesus os censurou? Há duas questões aqui. A frase “Faça o que digo, mas não faça o que faço” explica a primeira (vs.3-4). Toda sua religiosidade exterior não condizia com o caráter deles. A segunda, muitos daqueles homens acreditavam e ensinavam que a salvação era alcançada por cumprirem rigorosamente a lei, ou seja, por seus próprios méritos. Mas Jesus deixa claro que esse modo é falho, pois todos somos pecadores e podemos a qualquer momento errar. O Senhor mostra que o esforço para realizar boas obras a fim de ser salvo é como um fardo pesado (v.5), e isso nos tornaria pessoas arrogantes, julgando que o mérito da salvação é nosso. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9). Sim, jamais conseguiríamos cumprir toda a lei, e foi por isso que Jesus veio nos salvar, pois nos seria impossível alcançar a salvação por nós mesmos. O cristão não faz boas obras para ser salvo, mas porque foi salvo. Assim, que nossas obras sejam fruto de nossa conversão a Cristo Jesus, pela fé e pelo arrependimento.

Fernando Henrique de Bairros, Estrela/RS

 

O cristão não faz boas obras para ser salvo, mas porque foi salvo.