Liderar é servir!
Sábado, 28 de setembro
Liderar é servir!
Leitura Bíblica:
João 13.12-17
Quem quiser ser o primeiro [entre vocês] deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20.27-28).
A Palavra de Deus é muito clara: a liderança no cristianismo tem sua marca maior no serviço! Jesus foi muito contundente quanto a isso quando disse as palavras do versículo destacado. Quando pensamos em liderança cristã, nosso modelo maior é Cristo, que não só ensinou essas verdades, mas as demonstrou de forma prática com suas ações. Ele fez questão de frisar a grande diferença que há entre o conceito de liderança divina e o que se prega fora do cristianismo: “Jesus chamou [seus discípulos] e disse: ‘Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas’. Não será assim entre vocês...” (Mt 20.25, 26b).
Um grande exemplo de liderança cristã temos no apóstolo Paulo, alguém que se aproximou muito do padrão de seu Mestre, Cristo, a ponto de poder dizer: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Co 11.1). Assim ele fala de sua liderança: “Sentindo, assim, tanta afeição, decidimos dar a vocês não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto pregávamos o evangelho de Deus a vocês” (1Ts 2.8-9).
Antes de tocar a mente de seus liderados, o líder precisa tocar o coração deles. Para isso, não há nada melhor do que o serviço que se presta a eles! A liderança no cristianismo não é algo que se exerce pela posição ou imposição, mas a partir da influência, da inspiração e do exemplo!
Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP
Sirva por gratidão, por todo serviço que Jesus Cristo prestou a você.