Ser conhecido
Quarta-feira, 02 de outubro
Ser conhecido
Leitura Bíblica:
1 Coríntios 8.2-3
[Em Deus] vivemos, nos movemos e existimos (At 17.28a).
Imagine alguém indo ao rio pescar com uma rede. Após lançá-la e puxá-la de volta, cheia de peixes, exclama: “Peguei todos os peixes do rio!” O que você pensaria dessa pessoa? Eu pensaria: ou ficou louca, ou não sabe muito sobre pescaria.
Em nossos dias, encontramos muitas pessoas que pensam que sabem muito. De fato, há muito conhecimento disponível a toda pessoa. Porém, quando pensamos em nossa vida, será que conhecemos muito? O apóstolo Paulo faz uma análise que penso servir muito bem como conselho de vida. Quem julga conhecer algo, na realidade ainda não conhece como deveria conhecer. Ou seja, quem encheu a rede de peixes deve saber que no rio há muito mais do que se possa imaginar. Então, seja humilde. Não seja arrogante com uma postura de que sabe grande coisa. Penso que na sequência vem a conclusão, ainda mais valiosa: “Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus” (v. 3). O que é melhor: conhecer ou ser conhecido?
Aquele que ama a Deus e é conhecido por ele tem o privilégio de experimentar como seu coração pode estar profundamente em paz. Não fica com a sensação de ter de provar algo para alguém o tempo todo, nem de ter de entrar na onda de querer ser o detentor de todo conhecimento, de pensar que sabe tudo. Quem é conhecido por Deus tem descanso em sua vida. Isso é muito bom!
É importante frisar ainda que o conhecimento de Deus não se resume a ter informações a respeito dele. Conhecer a Deus é relacionar-se com ele. Seu convite é ao relacionamento que acontece por causa do caminho que seu Filho, Jesus Cristo, abriu para nós ao morrer na cruz e pagar a pena pela nossa rebeldia. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Todo ser humano só encontra propósito em sua existência quando se encontra e se relaciona com Deus.
Alison Diogo Heinz, Blumenau/SC
É maravilhoso conhecer a Deus e ser conhecido por ele.