Devocional - quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Biografia

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Quarta-feira, 09 de outubro

Biografia

Leitura Bíblica:
Gênesis 5.18-24

 

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado (Gn 5.24).

 

Podemos afirmar que uma biografia é o relato resumido da vida de uma pessoa, suas realizações, seu legado e o que marcou sua existência. Há pessoas com uma vasta biografia; há outras com uma bem pequenina. O importante não é o tamanho, mas o que interessa é sua mensagem e sua contribuição à humanidade, aos que aqui ficaram. Maior contribuição será a daqueles que fizeram grande diferença na vida de muitos. Lemos na Bíblia sobre a vida de tantos que deixaram sua marca na história, como Noé, Enoque, Abraão, José, e os chamados por Cristo, como os doze apóstolos, Estevão e Paulo. Poderíamos dizer que a melhor biografia é o epitáfio – aquela frase colocada sobre o túmulo de uma pessoa que resume a mensagem de sua existência. Na de Cristo Jesus, está escrito: "Morreu na cruz pelos nossos pecados, mas ele não está aqui. Ressuscitou!" No caso dos seres humanos, não importa quantos séculos viveu cada pessoa – e como consequência, todas suas realizações. Todas terminam com a expressão: "E morreu". No entanto, quando chegamos à história de Enoque, há uma expressão que se repete duas vezes: "Enoque andou com Deus 300 anos" (v.22); e "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado" (v.24). Duas verdades são extraordinárias na biografia de Enoque. A primeira é que ele "andou com Deus". Por mais que sua vida seja proativa, quando você fechar os olhos, tudo ficará aqui; todas as suas realizações desaparecerão. No entanto, se você andou aqui com Deus, isso dará um sentido eterno às suas realizações – que é a segunda verdade – a garantia de que sua vida continuará por toda a eternidade. Cristo se entregou na cruz para que pudéssemos ter acesso ao Pai, pudéssemos caminhar com Deus e passar a eternidade com ele. Qual será sua biografia? E seu epitáfio? Quer ser "tomado e levado pelo Senhor"? Ande com Deus aqui na terra.

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP

 

Que bênção ser lembrado como alguém que caminhou com Deus!