Devocional - quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Oportunidade

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Quarta-feira, 16 de outubro

Oportunidade

Leitura Bíblica:
Naum 1.1-11

 

Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz [de Deus], não endureçam o coração, como na rebelião [dos israelitas no deserto]” (Hb 3.15).
 

Muitos têm dificuldade em compreender como Deus pode ser bom e paciente (vs.3, 7) e ao mesmo tempo zeloso e vingador (v.2). O texto de hoje apresenta uma profecia contra a cidade de Nínive, capital do Império Assírio. Traz também uma mensagem de conforto para os judeus que eram oprimidos por aquele poderoso Império. Deus castigaria os ninivitas como forma de punição por sua maldade. Ao ler o texto de Naum, muitos poderiam se perguntar: por que Deus não ofereceu o arrependimento aos ninivitas, visto que ele é bom e paciente? Mas Deus já tinha feito isso anteriormente. O livro de Jonas relata exatamente o perdão de Deus oferecido a eles, mediante o arrependimento. Mesmo contrariado, o profeta Jonas pregou, e aquele povo se arrependeu. No entanto, no texto de Naum, aquela geração passou, e os ninivitas voltaram a fazer o que Deus reprovava e, por isso, foram castigados. Era hora de Deus exercer a sua justiça. Muitos ouvem diariamente os avisos daqueles que servem a Deus: “Você precisa crer em Jesus”. Mas poucos dão ouvidos a esse apelo. Assim como os ninivitas dos dias de Naum, eles não dão ouvidos aos convites de arrependimento e, infelizmente, permanecem diante da condenação e do afastamento eterno de Deus. Talvez você tenha o hábito de visitar as páginas do Presente Diário todos os dias, sempre recebendo o convite ao arrependimento e à fé, mas ainda não tenha entregado realmente a sua vida a Jesus, arrependendo-se de seu pecado e crendo que somente por meio de Jesus você pode ser perdoado. Ainda há tempo. Agora mesmo, você pode orar e entregar a sua vida ao Senhor. Não seja como os ninivitas da geração de Naum, que não creram e sofreram amargo castigo. Seja como os da geração de Jonas, que deram ouvidos ao convite do Senhor e se arrependeram.

Cléber Mateus de Moraes Ribas, Ijuí/RS

 

A oportunidade de se arrepender e crer está disponível a todos agora mesmo.