Devocional - sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Ansiedade

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Sexta-feira, 29 de novembro

Ansiedade

Leitura Bíblica:
Filipenses 4.4-7

 

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Fp 4.19).

 

Somos vítimas da ansiedade. Ela nos persegue. Aparece em todos os momentos e entra em nossa vida sem pedir permissão. Ela aparece nos dias bons e nos dias ruins; quer confundir nossas emoções. Um inimigo que se apresenta e causa grande estrago, gera discussões entre as pessoas, causa medo, insegurança, depressão. Como vencer esta batalha? 

A maior arma contra a ansiedade que a Bíblia apresenta é a oração. Paulo diz aos filipenses que eles deveriam apresentar seus problemas a Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (v.7). E Pedro escreveu a cristãos perseguidos que viviam na Ásia Menor: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5.7)

É interessante saber que, da mesma forma que a ansiedade pode entrar sem pedir licença, ela pode ser expulsa de forma instantânea. Mesmo que o problema que a esteja causando persista, Deus pode remover a ansiedade imediatamente. Por isso, Paulo diz que, ao mesmo tempo em que apresentamos nossos pedidos a Deus, já devemos apresentar também a nossa gratidão. Pode demorar um pouco, mas, quando apresentamos nosso pedido em oração, podemos encontrar paz no coração, porque a nossa causa já está diante Deus. 

Muitas vezes a ansiedade aumenta em nossa vida porque, em vez de orar e meditar no que é bom, ficamos lamentando a nossa dor. Sofremos porque ficamos remoendo nossos problemas e limitações, deixando de olhar para tantas coisas boas que acontecem diariamente em nossa vida. Se pensarmos nas bênçãos, se mudarmos a direção de nosso olhar, a paisagem se transforma totalmente. Se temos motivos para lamentar, devemos levá-los a Deus em oração. Se for necessário esperar, poderemos aguardar em paz com a felicidade que Deus irá nos proporcionar.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

Deus pode cuidar de nós. Deus já tem cuidado de nós.