Falsos ensinos

Quarta-feira, 12 de Março
Falsos ensinos
Leitura Bíblica:
Mateus 16.1-12
Os bereanos eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se era verdade o que eles anunciavam (At 17.11).
Grande parte das cartas escritas pelo apóstolo Paulo tinha um propósito em comum: combater falsas doutrinas que deturpavam o Evangelho de Cristo dentro e fora das sinagogas. Na leitura bíblica de hoje, Jesus ordenou que seus discípulos não dessem ouvidos aos ensinamentos dos mestres saduceus e fariseus. O que eles ensinavam? Os saduceus não acreditavam que Jesus estivesse com Deus na criação do mundo nem na encarnação de Deus em Jesus, pois diziam que toda matéria humana era má e, por isso, Jesus era mau; e não acreditavam na ressurreição do corpo. Em suma, não criam que Jesus era Deus, assim como os fariseus.
No livro de Atos, Lucas contou que, quando Paulo e Silas foram pregar na cidade de Bereia, os bereanos ouviam cada palavra com muito interesse e, depois, analisavam-na e comparavam-na com a Palavra de Deus como prova real. Queriam atestar se aqueles ensinamentos eram verdadeiros. Ainda hoje precisamos estar atentos aos falsos ensinos, lutar contra o sincretismo (fusão com outras crenças) e contra as heresias para que a Bíblia não seja modificada. Devemos agir como os bereanos, que não se contentavam em só ouvir pregações, mas sim em estudar as Escrituras de forma minuciosa e temorosa.
Em Apocalipse, João ressalta o perigo da inserção de um falso ensino nas palavras do Evangelho: “Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que estão descritas neste livro” (Ap 22.18b-19). Sabendo dos perigos dos falsos ensinos, prepare-se para reconhecê-los e combatê-los, analisando detalhadamente o verdadeiro ensino de Cristo.
Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG
Cuidado com os falsos ensinos. Sempre analise, na Bíblia, o que ouvir.