Devocional - quarta-feira, 26 de junho de 2024

"Deus provê"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 26 de junho

Deus provê

Leitura Bíblica:
João 6.1-15

Então [o auxiliar de Eliseu] serviu [pães de cevada] a todos e, conforme a palavra do SENHOR, eles comeram e ainda sobrou (2Rs 4.44).

 

Em pelo menos duas ocasiões, Jesus multiplicou pães e peixes para alimentar multidões. Esse milagre revela muito a respeito de sua pessoa, seu caráter bondoso e sua misericórdia para com os necessitados. Em especial, mostra que ele é Deus supridor, que tem domínio sobre todas as situações, podendo modificá-las no momento em que escolher e da forma que desejar. O texto da leitura bíblica de hoje mostra que Jesus vê a multidão com fome e resolve alimentá-la antes de despedi-la. O problema é que ele e os discípulos não tinham alimentos disponíveis nem recursos suficientes para adquiri-los. Porém, suprir essa falta não foi problema para o Senhor. Repetindo em escala muito maior um milagre que Deus realizou por meio de Eliseu (2Rs 4.42-22), da escassez extrema Jesus extraiu alimento em abundância para todos. Diz o texto em João que cada um comeu quanto desejou comer (v.11). Não houve qualquer tipo de limitação. E ao final do grande banquete, ainda foram recolhidos 12 cestos dos pedaços que sobraram. Que festa maravilhosa! A expressão popular “o pouco com Deus é muito” se mostra verdadeira na leitura bíblica aqui utilizada, assim como em muitas outras e em várias experiências cristãs do dia a dia. Na verdade, Jesus, como Deus que é, não precisaria de peixinhos e pães para realizar o milagre. O povo de Israel foi alimentado durante 40 anos pelo pão do céu (maná) no deserto. Assim, a multidão que seguia Jesus poderia ter sido alimentada até a partir do nada. Mas o desejo do Mestre era transformar aquele pouco em abundância. Fica a lição para nós, cristãos: Jesus se preocupa com aqueles que o seguem. Então, mesmo no meio de dificuldades, descansemos no cuidado divino, pois, sendo da vontade de Deus, mesmo o pouco ou o irrisório pode ser transformado em muito.

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR

 

Confiemos sempre naquele que transforma o pouco em muito!