Devocional - quinta-feira, 27 de junho de 2024

"Jeito certo"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quinta-feira, 27 de junho

Jeito certo

Leitura Bíblica:
2 Samuel 6.1-8

Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação (Ec 8.6a).

 

O Brasil, além de suas belezas e encantos, é conhecido pelo chamado “jeitinho brasileiro”. É possível que você já tenha lançado mão dele – eu sei que eu já o fiz! Quando algo que julgamos certo e necessário deve ser feito ou resolvido, mas as circunstâncias não são favoráveis, o “jeitinho brasileiro” cria mecanismos extras para que aquilo ocorra no tempo e da forma que queremos. E volta e meia isso gera transtornos e problemas, já que normalmente o “jeitinho” envolve desvios indevidos.

A questão é que Deus não é adepto do jeitinho brasileiro. Com o Senhor, tudo precisa ser do jeito certo e no tempo certo, porque ele não gosta de atalhos. Vimos isso no caso de Abrão e Sarai, por exemplo, quando usam Agar, sua escrava, numa tentativa de dar um “jeitinho” para que a promessa de Deus se cumprisse. O final, já sabemos: mais problemas. O Senhor se agrada quando, pela fé, aguardamos o seu tempo e fazemos tudo de acordo com suas orientações. No caso da morte de Uzá, não foi diferente. Havia orientações claras sobre quem poderia transportar a arca, quando e como isso deveria ser feito. Todas as diretrizes eram bem específicas. Contudo, Uzá e os outros, embora com boas intenções, foram fazer o serviço de forma diversa da vontade de Deus. Quando se viu então diante de um imprevisto, Uzá recorreu a mais um jeitinho, tocou na arca e caiu morto. O problema não foi apenas o toque de Uzá na arca, que era proibido. O problema é que todos (inclusive Davi), embora com boa intenção, tentaram fazer o que julgavam certo da forma errada.

Deus quer obediência irrestrita. Ele não precisa de nossa ajuda. Quando obedecemos e andamos do jeito que Deus quer, evitamos tropeços, tragédias e desastres. Assim, a melhor forma de viver bem é fazer tudo do jeito de Deus, aguardando pelo tempo dele.

Marcelo Matias, Serafina Correa/RS

 

O jeito de Deus é sempre o jeito certo.