Devocional - segunda-feira, 1 de julho de 2024

"Adoração"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Segunda-feira, 01 de julho

Adoração

Leitura Bíblica:
Apocalipse 22.8-9

Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto (Mt 4.10b).
 

As coisas tremendas que o apóstolo João viu e ouviu, como a cidade eterna (Ap 21 e 22), devem tê-lo deslumbrado, ainda mais por estar preso na ilha-presídio de Patmos por causa do evangelho. Viver ali devia ser difícil para um homem já idoso, possivelmente sujeito a trabalhos forçados. Mas foi lá que o Cristo glorificado lhe apareceu e o consolou (Ap 1.9-20). E foi lá que ele recebeu as revelações estupendas do Apocalipse. 

Apesar de sua já longa caminhada com Jesus, João se sentiu pequeno diante do anjo, a ponto o impacto das revelações recebidas o levar a ajoelhar-se para tentar adorar o mensageiro (v.8b). Não é essa a tentação que enfrentamos ao estar diante de alguém poderoso e extraordinário? O velho e experiente João cedeu a ela por duas vezes (Ap 19.10 e 22.9). 

Mas o anjo reagiu, prontamente repreendendo João: “Não faça isso!” Como porta-voz de tão grandes revelações, o anjo poderia ter aceitado a adoração de João e assim sentir-se um deus. Mas ele foi humilde o suficiente para lhe dizer: “Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro”. Ele exigiu de João uma só atitude: “Adore a Deus!” Só Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem para receber em nosso lugar nossa justa condenação à morte, aceitou adoração e dela é digno (Ap 5.12-14).

Qualquer representante legítimo de Deus sempre exortará as pessoas a adorarem somente ao Senhor, o Deus único e verdadeiro. Jamais aceitará ou exigirá culto a si mesmo, a um deus, a um anjo ou a um homem. Paulo e Barnabé rejeitaram a adoração que os habitantes de Listra lhes dirigiram (At 14.8-18). O anjo Lúcifer quis ser adorado como Deus e foi expulso do céu. Nabucodonosor, em seu delírio, se achava um deus e acabou comendo grama com os bois. Herodes aceitou ser adorado e foi comido pelos vermes. Por que imitá-los? Ou por que se prostrar a alguém menor do que Deus?

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS

 

Deus, Criador, Sustentador e Consumador de todas as coisas, é o único digno de toda a adoração.