Devocional - quarta-feira, 3 de julho de 2024

"Revelação"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 03 de julho

Revelação

Leitura Bíblica:
Hebreus 1.1-4

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1).

 

A Bíblia é muito clara ao mostrar que Deus, em sua bondade e misericórdia, se revelou e se revela a nós, pobres mortais. Ele revela sua vontade e sua própria pessoa; mostra quem ele mesmo é. Uma das formas pelas quais ele faz isso certamente é a natureza (Sl 19.1). Uma pessoa que contempla o céu, a terra, o mar, as florestas e a criação em geral, e conclui que tudo surgiu por acaso, por algum processo espontâneo, sem a intervenção de uma mente muito superior à nossa, precisa ter uma fé extraordinária no elemento acaso. Precisa ter uma fé muito maior do que os cristãos em geral têm ao reconhecer Deus como o Criador de todas as coisas.

Mas, de acordo com o texto da leitura de hoje, até o momento em que o escritor o anotou, Deus já havia se revelado de muitas maneiras, também por meio dos profetas. Para comprovar isso, é só fazer uma leitura atenta do Antigo Testamento, onde encontramos vários registros sobre Deus se revelando aos profetas e ao povo por visões, sonhos, pregações, interpretações de fatos históricos e outras formas. Porém, em especial, na época próxima à vida do autor de Hebreus, Deus nos deu a grande revelação sobre ele mesmo, seu Filho Jesus!

Como bem mostra o texto, Jesus é a expressão exata de quem e do que é Deus (Hb 1.3). Em outras palavras, quem vê Jesus vê Deus, como o próprio Jesus afirmou a Felipe quando este pediu que ele lhes revelasse o Pai. Diante da pergunta, Jesus respondeu: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14.9b).

Sim, Deus não é um ser que vive distante, escondido na imensidão do universo que ele mesmo criou e sustenta. Ele se revelou de muitas maneiras e, em especial, por meio de seu Filho Jesus. Assim, quem deseja conhecer Deus profundamente precisa olhar para os Evangelhos, que nos dão uma boa amostra dos atos, ensinos e pensamentos de Jesus, a grande revelação de Deus aos homens.

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR

 

Jesus é a grande revelação de Deus!