Devocional - sábado, 6 de julho de 2024

"Amor"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sábado, 06 de julho

Amor

Leitura Bíblica:
Oseias 3.1-5

Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Rm 5.7-8).

 

Na jornada cristã, vi muitos casos de relacionamentos destruídos pelo adultério. A infidelidade conjugal é cruel, pois causa muita dor às pessoas envolvidas. Foram raros os casos em que houve restauração do relacionamento quebrado, embora em outros, felizmente a reconciliação de fato ocorreu. Na maioria das vezes, isso só ocorria mediante o nítido arrependimento e a transformação do que havia adulterado. Por certo é muito difícil amar quem demonstra claramente que não nos ama. O livro do profeta Oseias apresenta uma mensagem muito forte sobre isso, vivida na prática pelo profeta. Deus ordenara que ele se casasse com uma mulher infiel e, mesmo diante do adultério, ele deveria tratá-la com amor. Essa união tinha o objetivo de ilustrar como era grande o amor de Deus para com o seu povo, que ainda assim lhe era infiel. Embora o Senhor cuidasse, protegesse e abençoasse o povo ricamente, eles permaneciam adorando ídolos e falsos deuses. E mesmo assim, o Senhor permanecia amoroso e misericordioso com eles. Seu grande amor é capaz de perdoar os pecados mais odiosos, pois ele não rejeita um coração verdadeiramente arrependido. A Bíblia mostra que Deus não nos ama porque somos corretos ou bondosos. Pelo contrário, não existe nenhuma pessoa verdadeiramente boa (Rm 3.11-12,23). Não somos amáveis, mas amados. Amar faz parte da essência de Deus, afinal ele é amor. E seu amor é demonstrado por nós pelo fato de Jesus ter morrido em nosso favor (versos em destaque). Se você está vivendo em infidelidade diante de Deus, isto é, vive para satisfazer seus próprios prazeres ou como se ele nem sequer existisse, saiba que mesmo assim ele ama você e Jesus também se entregou para que, crendo nele, você tenha vida eterna. Mude sua atitude.

Cléber Mateus de Moraes Ribas, Ijuí/RS

 

Não há pecado que não possa ser lavado pelo sangue de Jesus nem pecador que não possa ser amado por Deus.