Devocional - quarta-feira, 10 de julho de 2024

"Protegidos"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 10 de julho

Protegidos

Leitura Bíblica:
Êxodo 12.21-28

 

João [vendo Jesus] disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29)
 

Tive um pesadelo inesquecível na minha infância. Sonhei que um cordeiro estava sendo levado ao matadouro, onde foi morto, o que me fez acordar assustado. Antes de ir dormir, devo ter ouvido alguém falar sobre o assunto para sonhar aquilo. A realidade da morte nos choca, ainda mais na infância, quando nos deparamos com ela pela primeira vez. Na ocasião do Êxodo, um cordeiro deveria ser morto em cada casa israelita, se esta quisesse escapar da temível décima praga. Por que Deus exigiu tal sacrifício? Para nos ensinar quanto nossos pecados ofendem sua santidade. E porque “sem derramamento de sangue não há perdão” (Hb 9.22b). Quando Adão e Eva pecaram, Deus precisou matar um animal para vesti-los, e assim “remendar” o pecado deles (Gn 3.21). Nos dias do Antigo Testamento, os sacrifícios de animais no templo serviram para ensinar que alguém tinha de morrer em lugar do ser humano para livrá-lo da merecida condenação por violar a lei de Deus. Aqueles cordeiros, oferecidos em sacrifício para salvar os primogênitos da morte, simbolizavam o próprio Senhor Jesus. João Batista entendeu isso 2.000 anos depois do Êxodo, ao afirmar que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que nos tira a condenação do pecado. Somente Jesus pode fazer isso por nós, mesmo que muitos cordeiros tenham sido sacrificados ao longo dos séculos. Quando ele se ofereceu em sacrifício, os sacrifícios com animais perderam seu sentido. Conforme orientou Moisés no texto que lemos, ao sacrificar seu cordeiro e passar seu sangue na viga e nos batentes de suas portas, as famílias israelitas se protegeram da morte trazida pelo anjo do juízo de Deus. As mães egípcias, por sua vez, não o fizeram e viram a morte entrar em suas casas e matar seus primogênitos. Se você crê no Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que pagou seus pecados na cruz, o dia do juízo final não lhe atingirá.

Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS

 

A proteção do sangue de Jesus Cristo nos livra de toda condenação.