Devocional - terça-feira, 16 de julho de 2024

"Raposinhas"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Terça-feira, 16 de julho

Raposinhas

Leitura Bíblica:
Cantares 2.15-17

 

Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas (Ct 2.15).


 

“Nada a ver”. Certamente você já ouviu essa expressão. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa. Algumas pessoas da época do rei Salomão, se ouvissem falar do perigo das raposinhas, poderiam dizer: “Nada a ver. Elas são tão bonitinhas”. Todavia, elas representavam sério risco a uma plantação de uvas. Mas o que isso tem a ver com a nossa vida? Existe uma palavra do apóstolo Paulo que chama a atenção. Ele diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Rm 12.2a). O padrão deste mundo não está conforme a Palavra de Deus. Ele constantemente vai nos apresentando situações e valores que até podem ser considerados normais. Por exemplo, uma mentira, para muitos, pode não ser um problema. Outros podem ouvir músicas com letras vulgares e depreciativas e pensar que não tem nada a ver, já que é só uma música. Outros podem roubar um pequeno valor e achar que isso é normal. Há também aqueles que cultivam amargura e julgam que isso não lhes fará mal, e que perdoar é para os fracos. Na verdade, essas são pequenas raposinhas presentes na nossa vida que podem trazer muitos danos. Por isso é tão importante que constantemente estudemos a Palavra de Deus para entender a vontade do Senhor para nossa vida e estar alerta às pequenas coisas que nos desviam do caminho e da vida plena e abundante que o Pai deseja para nós. Você se lembra da tentação de Jesus no deserto? Satanás lhe propôs transformar pedras em pão para matar a fome. Que mal há nisso? Jesus estaria se sujeitando ao inimigo e por isso preferiu continuar com fome e não dar ouvidos a ele. Assim também devemos sujeitar nossa vida a Cristo para eliminar as raposinhas do nosso caminho e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossa vida (Rm 12.2b).

Marcos Passig, Blumenau/SC

 

Que Deus nos guarde do que parece ser normal e nos ajude a eliminar as raposinhas da nossa vida!