Devocional - domingo, 21 de julho de 2024

"Confessar"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Domingo, 21 de julho

Confessar

Leitura Bíblica:
Lucas 8.16-17

 

Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más (2Co 5.10).

 

O ser humano tem muitos medos. Medo de ser rejeitado, de ficar sozinho, de fracassar, da incerteza... Há ainda tantos outros, mas quero falar hoje sobre o medo de ter sua vida exposta naquilo que é segredo. Alguns segredos podem ser sem importância, já outros, de maneira alguma queremos que sejam revelados. Por sermos pecadores na nossa essência, fazemos coisas que desagradam a Deus. Diante disso, podemos escolher entre duas decisões: esconder isso ou confessar a Deus e talvez também para alguma pessoa. Esconder nossos erros (pecados) é o caminho mais fácil, pois ele não nos confronta nem nos expõe. Confessar é um caminho mais difícil, todavia é o melhor, e já vou lhe dizer o porquê. Na leitura bíblica de hoje, as palavras de Jesus alertam que chegará o dia em que tudo o que estiver oculto será revelado, tudo o que estiver escondido será conhecido e trazido à luz (v.17). Parece assustador? Não precisa ser, pois podemos nos antecipar e revelar nossos pecados confessando-os àquele que nos ama incondicionalmente: Jesus. Na Bíblia, está escrito que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). Isso significa que, quando confessamos nossos pecados, não apenas somos perdoados, como também purificados. Jesus nos torna limpos. Assim, quando chegar o dia em que compareceremos diante do tribunal de Cristo, não haverá mais nenhuma condenação sobre nós. Haverá apenas o registro de que tudo está pago e perdoado, ou seja, nada a ser revelado que venha nos envergonhar ou condenar. O rei Davi, autor de muitos salmos, testemunhou dizendo que, enquanto escondia os seus pecados, até seu corpo sofria, mas quando os confessou encontrou nova vida, e a alegria lhe voltou ao coração (Sl 32.5).

Marcos Passig, Blumenau/SC

 

Não espere ter seus pecados revelados. Arrependa-se e confesse-os para ser perdoado e purificado hoje mesmo.