Devocional - terça-feira, 30 de julho de 2024

Busca do reencontro

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Terça-feira, 30 de julho

Busca do reencontro

Leitura Bíblica:
Salmo 42.1-11

 

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus (Sl 42.1).

 

Aqui temos o registro de alguém piedoso. Ele não quer solitude, mas quer um reencontro com Deus. Davi precisou fugir várias vezes para salvar-se de seus inimigos. Sentindo-se menosprezado por Deus, então fala com sua alma. Suas palavras demonstram a intensidade de seu desejo. Ele sabe que Deus vê nele uma boa alma, e aí a esperança renasce. Então ele clama pelas manifestações de Deus, que conhece a sua situação. Quantas vezes ouvimos pessoas afirmarem: “Deus esqueceu de mim!” Davi está no caminho certo da cura. Em quem ele espera? Espera em Deus! Quais eram os seus momentos mais felizes? Eram os momentos de adoração a Deus, junto ao povo de Israel; e agora, impedido de comparecer, sua emotividade entra em declínio. O seu sofrimento era aumentado pela interferência maldosa das pessoas, que perguntavam: “Onde está o seu Deus?” Já que não pode contar com a ajuda de outros, ele resolve conversar consigo mesmo. Então se autoencoraja, como vemos em suas palavras: “Ponha a sua esperança em Deus” (v.5). E ainda exclama: “Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção” (v.8). A confissão final de Davi nos mostra o caminho para reerguer nossa fé. Ele afirma que Deus é o seu Salvador. Assim, ele nos encaminha a Cristo. Se temos um Salvador que venceu até a morte, podemos afirmar, como fez o apóstolo Paulo: “Onde está, ó morte, a sua vitória?” (1Co 15.55). Existe algo pior que a morte? Davi está buscando um reencontro com Deus, mas quando nos sentimos longe, quem se retirou fomos nós, e não Deus. A Bíblia narra a morte de Estêvão por apedrejamento (At 7). Sua serenidade é notável. E por que essa serenidade? Porque sabia que seus olhos se fechariam na terra e se abririam no céu. Há melhor reencontro que esse?

Manoel de Jesus Thé, São Paulo/SP

 

Eleve seus pensamentos a Deus e a tristeza se retirará.