Devocional - sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Confissão

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sexta-feira, 02 de agosto

Confissão

Leitura Bíblica:
Provérbios 28.13

 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).

 

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia nos mostra o quanto somos insuficientes. Dependemos totalmente de Deus. Os nossos erros e maldade nos afastam dele, algo bem diferente do plano original do Senhor para nós. O texto de Provérbios me lembrou uma frase que ouvi de meu pastor tempos atrás: “Pecamos no varejo, mas confessamos no atacado”. A frase faz todo sentido. O sábio de Provérbios afirma que permanecer no pecado não faz bem, mas confessar o pecado e deixá-lo é abençoador. Nos versículos que se seguem, é possível observar os vários tipos de pessoas más (como hipócrita, tirano, assassino, oportunista e perverso) que contrastam com quem é justo (temente a Deus). Aqueles que confiam em si próprios e têm o coração endurecido não reconhecem a sua dependência de Deus. A consequência disso é que não entendem a necessidade de confessar os seus erros e deslizes ao único que pode perdoá-los. Corações endurecidos são barreiras que nos afastam da presença de Deus. Quando nos arrependemos (reconhecemos, pedimos perdão e deixamos de cometer o mesmo erro), amadurecemos na jornada com Deus. Se soubéssemos o quão bom é ter Deus em nossa vida, dedicaríamos mais tempo em confessar os nossos pecados. Confessar e se arrepender significa avançar. Ser achado por Deus com misericórdia representa viver uma vida debaixo da vontade dele. As riquezas, o poder e a glória de todo o mundo não podem competir e são nada perto do privilégio de ser cuidado por Deus.

Se você ainda não vive com Cristo, Deus o chama a fazer parte da família dele. O apóstolo João deixa claro que, se confessarmos os nossos pecados, o Senhor nos perdoa e nos purifica (versículo destacado). O que isso quer dizer? Passamos a ter a marca da redenção em Cristo. Ele quer a sua confissão e o seu coração para fazer novas todas as coisas em sua vida.

Lucas Meloni, São Paulo/SP

 

Quem não confessa seus erros deixa de viver o privilégio de ser trabalhado por Deus.