Devocional - domingo, 4 de agosto de 2024

Arco-íris

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


Domingo, 04 de agosto

Arco-íris

Leitura Bíblica:
Gênesis 9.8-15

 

Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória (Lc 21.27).

 

Na criação de Deus há muitas coisas tão lindas que são difíceis de descrever. E uma delas é o arco-íris. Ele não foi criado por acaso. Faz parte da aliança de Deus com o ser humano após o dilúvio, que foi uma consequência da maldade humana. A Bíblia diz que a maldade do ser humano era tão grande que Deus se arrependeu de tê-lo criado, e isso lhe cortou o coração (Gn 6). E com o dilúvio, quase todos os seres humanos da face da terra foram destruídos. Isso deve ter doído ainda mais no coração de Deus, ao ver sua criação ser eliminada por causa da maldade. Todavia, depois dessa experiência tão dolorida, Deus fez uma aliança com os sobreviventes. Nunca mais a vida humana seria ceifada pelas águas de um dilúvio. E o arco-íris é o sinal dessa aliança. Infelizmente, o ser humano continua sendo mal na sua essência. Temos um coração que se afasta de Deus e de seus bons caminhos. Por isso Deus decidiu enviar seu único Filho a este mundo para que pudéssemos ser salvos. Deus não enviará um novo dilúvio, mas sua Palavra nos alerta que a vida longe da sua presença tem um final triste. As consequências de rebelar-se contra Deus e fazer o que ele reprova é a morte espiritual: uma eternidade longe da bondosa presença do Criador. Pois chegará o dia em que Jesus Cristo voltará à Terra para buscar todo aquele que nele creu e entregou sua vida a ele. Esse dia também será marcado por um momento bem especial. Conforme o versículo em destaque, veremos Jesus vindo numa nuvem com poder e glória. Experimentar esse momento será infinitamente mais magnífico do que contemplar um arco-íris. Assim como Noé e seus filhos tiveram de se preparar para construir a arca e nela entrar, precisamos nos preparar para esse glorioso dia. Jesus disse que deveríamos vigiar e cuidar para não nos afastarmos do seu caminho e sermos pegos de surpresa numa vida em pecado.

Marcos Passig, Blumenau/SC

 

Alegre-se com a promessa de que Jesus virá em breve para buscar aqueles que o amam.