Devocional - quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Arrependimento

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 07 de agosto

Arrependimento

Leitura Bíblica:
2 Crônicas 7.14

 

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados (At 3.19).


 

De acordo com o dicionário, arrependimento significa: pesar ou lamentação pelo mal cometido; contrição, compunção. Fica claro que o arrependimento é um sentimento ou atitude que tomamos depois do reconhecimento da existência de um erro ou mal (pecado) que cometemos. Embora a Bíblia contenha muitos versículos referentes ao arrependimento e os resultados desse ato, ou seja, o perdão (seja divino, seja humano), durante um longo período de minha vida tive dificuldade em crer no perdão. Vivi angustiado sob o peso da culpa do erro cometido e de suas consequências. No ano de 2021, tive a oportunidade de ler a Bíblia inteira de forma sistemática e organizada, lendo passagens que normalmente não lemos de forma completa, especialmente, no Antigo Testamento – os livros dos profetas menores. De forma recorrente, há mensagens ao povo de Israel conclamando-o para que se arrependesse de seus erros e pecados, que ofendiam e entristeciam a Deus, como adorar deuses feitos por mãos humanas, esquecendo-se do Deus vivo. Chamou-me a atenção o fato de que nunca apareceu a afirmação ”estão condenados”, ao contrário, sempre o arrependimento era acompanhado da promessa de perdão e salvação. Por mais que tivessem pecado e entristecido a Deus, sempre havia a promessa de perdão, de reconciliação com Deus e de progresso, segurança e paz, desde que se arrependessem e mudassem de atitude.

A Palavra de Deus afirma que não há um justo sequer, mas que todos pecaram (Rm 3.10,23). Estávamos todos destinados à condenação eterna, mas Deus enviou seu único Filho para morrer em nosso lugar e pagar a pena por nossos pecados. Ninguém está excluído da oportunidade da salvação. Mas há uma condição: é preciso arrepender-se de seus pecados, então poderá reconciliar-se com Deus através do perdão concedido pela morte de Jesus.

Nelson Ellert, São Paulo/SP

 

O arrependimento dos pecados e o perdão concedido pelo Pai são indispensáveis para a salvação.