Devocional - quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Prova

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quinta-feira, 08 de agosto

Prova

Leitura Bíblica:
1 Pedro 1.3-7

 

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam (Tg 1.12).

 

Quando eu cursava a 1ª série do Ensino Médio, tinha enorme facilidade em Biologia. Estudava muito os conteúdos que a professora passava em sala e, quando chegava em casa, basicamente decorava o livro. A prova real de que eu estava aprendendo vinha por meio daquele momento que me apavorava: a prova bimestral. Em uma prova específica, lembro-me de ter tirado 10! Lia as perguntas e me lembrava das respostas tais como estavam no livro.

Penso em nossa caminhada cristã de uma forma bem parecida: Deus nos alcança, nós o buscamos e ele se revela na sua Palavra. Assim, nossa fé aumenta e, consequentemente, é posta à prova. É muito necessário passar por provas para saber se nossa fé “está em dia”. É por meio das provações que damos demonstrações práticas daquilo que professamos. Em nossa leitura bíblica, Pedro está escrevendo a cristãos estrangeiros dispersos no mundo em virtude da perseguição que sofreram. No v.7, Pedro usa a metáfora do ouro para explicar a importância da provação: quando ouro é derretido, as impurezas flutuam na superfície e podem ser separadas. O aço é “temperado” ou fortalecido quando é aquecido no fogo. Igualmente, as nossas provações, lutas, perseguições refinam e fortalecem nossa fé, tornando-nos úteis a Deus. Assim como Pedro nos encoraja diante das provas e testes da nossa fé, Tiago também o faz. Ele nos diz que após a aprovação receberemos a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. O fato é que o cristão passará por diversas provas ao longo de sua caminhada, e o próprio Jesus disse que nesse mundo teríamos aflições. Mas tal como Pedro e Tiago, ele nos encoraja: “Tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33). Concluo, assim, que a prova é necessária para mostrar como anda nossa fé. É a hora da verdade, de colocar em prática aquilo que aprendemos na teoria.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

 

As provas que vêm sobre nossa vida são testes para a nossa fé.