Devocional - sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Pés lavados

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sexta-feira, 09 de agosto

Pés lavados

Leitura Bíblica:
João 13.1-10

 

Respondeu Simão Pedro: “Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas [lave] também as minhas mãos e a minha cabeça!” (Jo 13.9)

Na época quando as estradas e os caminhos eram poeirentos e as sandálias não protegiam os pés da sujeira, era costume lavar os pés dos viajantes no seu destino (Gn 18.4; 19.2 e 1Sm 25.41). Quando Moisés e depois Josué tiveram um encontro com o Anjo do Senhor, eles precisaram tirar suas sandálias porque estavam em território santo. A prática da lavagem dos pés era uma questão de limpeza. Nos casos de Moisés e Josué, a questão era outra. Tratava-se de santidade. Quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, ele demonstrou uma postura de humildade e submissão, e foi uma questão de purificação e aceitação dos discípulos diante do Mestre. Em algumas religiões e denominações, a prática de lavar os pés ainda existe. Esse costume ainda é mantido em algumas igrejas. Celebramos a ceia do Senhor como um memorial “até que ele venha”, mas é preciso que também consideremos as palavras de Jesus naquela ceia com seus discípulos: “Quando terminou de lhes lavar os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: ‘Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam de ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei exemplo, para que vocês façam como lhes fiz’” (vs.12-15). Jesus dá o exemplo de humildade e mostra que é necessário perdoar e purificar uns aos outros. Assim como os pés que andam na terra se sujam, nossa caminhada no mundo também deixa marcas. Ainda na fala de Jesus a Pedro, aquele que já se banhou (obteve o perdão oferecido na cruz) precisa apenas lavar os pés (v.10). Ou seja, precisamos confessar nossos pecados diários (1Jo 1.9), e também devemos estar prontos a perdoar e ajudar nossos irmãos quando estes pecarem (Tg 5.16).

Wilfried Körber, Sorocaba/SP

 

Ter humildade para servir o próximo traz felicidade.