Devocional - quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Amigo de Deus

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Quarta-feira, 14 de agosto

Amigo de Deus

Leitura Bíblica:
Gênesis 17.1-4

 

Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus (Tg 2.23).


 

O que é um amigo? É possível que você tenha vários. Diferente de família, o amigo é alguém que podemos escolher, geralmente uma pessoa com a qual temos afinidades e desenvolvemos afeto e admiração. A Bíblia mesmo diz que há amigos mais chegados que um irmão. Há amigos com os quais desenvolvemos confiança tal que podemos desabafar e falar sobre assuntos sobre os quais não conversamos com mais ninguém.

Abraão foi chamado de amigo de Deus, mas por muito tempo o motivo para isso não estava claro para mim. Certo dia, porém, reparei que boa parte dos capítulos de Gênesis que relatam a história de Abraão (caps. 11 a 25) contém alguma referência de Deus falando com ele ou aparecendo a Abraão, e Abraão adorando a Deus. Abraão tinha desenvolvido o que chamamos de intimidade com Deus. Isso significa que conversar com Deus era algo frequente na vida de Abraão. Esse relacionamento próximo certamente o ajudou a confiar no cumprimento da promessa do Senhor para ele. Abraão passou a conhecer o Senhor e sabia que poderia confiar nele, por isso não desistiu de tudo nos anos em que a tal promessa parecia longe de se concretizar.

Deus quer ser o amigo que nos orienta e dá direção, e aprofundar esse relacionamento requer esforço da nossa parte. Mas então descobrimos coisas acerca dele que até então desconhecíamos, e mais: nosso caráter será moldado e transformado pouco a pouco, pois nosso desejo será agradar-lhe cada vez mais. Perceberemos melhor sua presença em todos os momentos e situações, pois aprendemos a reconhecê-lo. Assim como ter amigos ajuda a passar por situações difíceis, ter intimidade com Deus permitirá que sigamos em frente e não desistamos da fé nele. E, assim como a alegria com amigos se multiplica, a alegria com Senhor será muito maior.

Ingelid Gundt, Santo Augusto/RS

 

Quanto tempo você está disposto a investir numa amizade com Deus?