Devocional - sábado, 17 de agosto de 2024

Porto seguro

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sábado, 17 de agosto

Porto seguro

Leitura Bíblica:
Gênesis 7.1-16

 

Pais... criem [seus filhos] segundo a instrução e o conselho do Senhor (Ef 6.4).

 

Era época de Natal. Como de costume, meu pai me levou ao centro da cidade com ele para que eu pudesse “ajudá-lo” com as compras, isto é, dar toda a ajuda que um garoto de 7 anos pudesse dar. Em meio ao alvoroço da multidão, por um momento me distraí com uma vitrine e soltei a mão de meu pai. Quando me dei conta, um medo e um desespero tomaram conta de mim. De repente, no meio daquele mar de gente, eu me vi sozinho. Era um medo indescritível. Por alguns eternos segundos senti meu coração parar, meu corpo enrijecer e toda a força se concentrou num grito de “Paaaaaai!!!” Antes que eu pudesse chorar ou correr, senti a mão pesada no meu ombro de quem nunca havia tirado os olhos de mim. Eu havia me distraído, mas ele não. Em Gênesis 7, consta a história de um pai que, por sua vida piedosa, tornou-se um porto seguro para sua família. Por causa de Noé, sua família e toda a fauna do planeta escaparam da extinção causada pelo dilúvio. Essa passagem me ensina algumas lições sobre ser pai. 1) Um pai deve ser a referência espiritual da casa, como Noé, que foi achado em comunhão com Deus. 2) Um pai que age em obediência a Deus transmite a seus filhos seu legado de fé – um instrumento vivo para a salvação deles. 3) Um pai temente ao Senhor se esforçará para manter a família unida quando houver dilúvios. 4) Um pai obediente mostra na prática que Deus é fiel à sua Palavra, pois tudo o que o Senhor disse que aconteceria, no início do capítulo, aconteceu de fato ao final dele. Noé não se distraiu em meio a um mundo agitado, corrompido e ameaçador. Ele manteve sua família protegida sob a forte mão de Deus e por isso, hoje, você e eu podemos ler sua história. Que o Senhor abençoe você, para que se torne cada vez mais esse porto seguro de que sua família precisa. E abençoe também cada mãe que precisa ocupar essa posição.

Ivan Augusto de Oliveira, Santos/SP

 

Como pais, devemos ser referência de segurança em Deus para nossos filhos.