Devocional - segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Requisitos

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Segunda-feira, 19 de agosto

Requisitos

Leitura Bíblica:
Salmo 15.1-5

 

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? (Sl 15.1)

 

Eram duas perguntas que mereciam resposta, pois a entrada no santuário para adorar estava sujeita à obediência a rituais de purificação. Mas tais rituais davam conta de uma purificação exterior, e observamos que as perguntas do salmista dão conta de aspectos do interior do adorador. A partir dessas duas perguntas iniciais, o salmista descreve o caráter desejável aos adoradores. Como são raros os que alcançam os requisitos descritos nesse Salmo! E quais são estes requisitos? O adorador deve ser íntegro em sua conduta, praticar a justiça e falar a verdade. Que difícil, não é mesmo? E os outros requisitos? Não difamar nem caluniar o próximo. Não fazer o mal ao seu semelhante. Não caminhar com quem merece desprezo, ou seja com os ímpios (veja o Salmo 1), pois não deve se arriscar a absorver os valores deles contrários à Palavra de Deus. Agora, algo tão sério: o adorador mantém sua palavra, mesmo quando sai prejudicado. Temos tal coragem? A de manter nossa palavra, mesmo que “levemos na cabeça”? E finalmente, algo sobre o dinheiro: Não explorar o próximo, emprestando a juros, nem aceitar suborno para mentir. Esses requisitos nos remetem aos dois grandes mandamentos ensinados por Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo”’ (Mt 22.37-39). Hoje, o cristão tem acesso à presença de Deus pela fé, pelo vivo caminho aberto por Jesus (Hb 10.19-20). Sabemos que não nos achegamos a Deus por causa das obras de justiça que podemos realizar, mas por causa do sangue que Jesus derramou por nossos pecados. Entretanto, as coisas que agradam o coração de Deus, descritas no Salmo 15, devem continuar norteando nossa vida e nossa adoração. Nada menos do que isso.

Manoel de Jesus Thé, São Paulo/SP

 

O Salmo 15 nos desafia a olhar para nosso interior com o olhar de Deus!