Devocional - terça-feira, 20 de agosto de 2024

Paz perdida

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Terça-feira, 20 de agosto

Paz perdida

Leitura Bíblica:
1 Pedro 3.10-12

 

[O SENHOR] ouve dos céus a sua oração e a sua súplica e defende a sua causa (1Rs 8.45).

 

A inspiração para este texto veio de um trecho de um hino antigo, que diz: “Oh! Que paz perdemos sempre. Oh! Que dor no coração. Só porque nós não levamos tudo a Deus em oração!” Essa letra remete a outro hino antigo, que de forma semelhante diz: “Bendita hora de oração que acalma o aflito coração, o qual, por meio de Jesus, ao Pai suplica auxílio e luz.” Se falta paz, é porque tem faltado oração. E temos de confessar que realmente perdemos muitas oportunidades de desfrutar de mais paz por não termos o hábito de levar tudo a Deus em oração. Quem não trabalha não tem salário. Quem não se exercita fica fora de forma. Quem não ora não pode ter paz. Nossa vida fica repleta de ansiedade por falta de fé. Falta fé porque falta oração. As preocupações devem ceder lugar à confiança em Deus. Alcançamos esse patamar quando entregamos tudo ao Senhor em oração. Antes de “quebrar a cabeça” para resolver os problemas, precisamos orar. A Bíblia também diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6). Quem age dessa forma tem o coração e a mente guardados da ansiedade. A paz de Deus guardará sua vida. A oração produz paz e alegria, não porque os nossos problemas são resolvidos instantaneamente, pois muitas vezes eles permanecem, mas a comunhão com o Senhor nos faz enxergar além de nossos problemas. Jesus disse que não devemos viver com o coração perturbado. Antes de voltar aos céus, ele disse: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá” (Jo 14.27a). A paz de Deus é totalmente diferente daquela que o mundo oferece, pois ao apresentar seus pedidos ao Senhor, o cristão sabe que os está entregando nas mãos do Rei Soberano sobre todas as coisas, e pode ser grato, pois sabe que Deus, como sempre, fará o melhor.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

Não deixe seu coração perturbado nem tenha medo. Ore!