Devocional - terça-feira, 17 de setembro de 2024

Desistir e investir

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Terça-feira, 17 de setembro

Desistir e investir

Leitura Bíblica:
Eclesiastes 1.12-18

 

Meus amados, como vocês sempre obedeceram, ...desenvolvam a sua salvação com temor e tremor (Fp 2.12, NAA).
 

Nos dias de Salomão, não havia os recursos que a tecnologia hoje nos oferece. Ao que parece, ele está aplicando o que observou na natureza ao caráter das pessoas. Ele afirma que aplicou seus conhecimentos em compreender a sabedoria e a loucura, mas o resultado foi como correr atrás do vento (v.17), ou seja, perdeu seu tempo. A ciência tem mostrado que algumas de nossas características, como humor, aptidões, virtudes e também defeitos, vêm também de nossos antepassados. Então surgem os mecanismos de defesa: “Quem quiser que me aceite como eu sou”. Há também os que desistem de investir na mudança de seu caráter. Salomão desabafou ao afirmar que “o torto não pode ser endireitado e o que está faltando não pode ser contado” (v.15). Virtudes, dons, piedade e tantos outros aspectos positivos que nos faltam não podem ser contados. Poucos mencionam as virtudes que observam nos outros, mas não deixam de mencionar e comentar os defeitos. Uma prova disso é que o necessitado jamais busca auxílio numa pessoa de coração duro. O que falta não é contado jamais. O que mais nos impressiona é que Cristo investiu nos apóstolos a fim de buscar melhorar o caráter de cada um deles. Jesus, a graça encarnada, vinda de Deus, pode “endireitar o pau que nasce torto”, como diz um antigo ditado. Deus usa sua Palavra, seus ensinos, as circunstâncias, principalmente as mais dolorosas, mas usa também os outros para nos endireitar, ou seja, para que fiquemos cada vez mais parecidos com Jesus (Ef 4.13). Essa é a razão pela qual nunca devemos desistir de melhorar nosso caráter. Quando recebemos a salvação, somos no mesmo instante justificados. Então começamos o crescente e constante processo de santificação, que só terminará quando chegarmos ao céu.

Manoel de Jesus Thé, São Paulo/SP

 

Louvemos a Deus pela certeza de que sua graça nos aperfeiçoará.