Devocional - segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Pedras no caminho

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


Segunda-feira, 23 de setembro

Pedras no caminho

Leitura Bíblica:
Salmo 37.18-20

 

[Deus,] consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! (Sl 90.17b)


 

Conta-se que um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém iria tirar a imensa rocha do caminho. Mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente contornaram a pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, reclamando que ele não mantinha as estradas em ordem, mas nenhum tentou mover a pedra dali.

Então passou um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao aproximar-se da imensa rocha, pôs de lado sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, conseguiu empurrar a pedra para a beira da estrada. Ao voltar para sua carga de vegetais, notou que havia uma bolsa no local onde antes estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro estava destinado quem removesse a pedra do caminho. 

Aquele camponês experimentou na prática algo que muitos não enxergam: um obstáculo pode esconder uma oportunidade de melhorar sua condição. Sempre iremos encontrar obstáculos, dificuldades, pedras em nosso caminho. Podemos apenas desviar dos problemas indo por um caminho mais longo. Podemos reclamar das pedras do caminho, mas isso não vai tirá-las do caminho. Como muitos, também podemos simplesmente desistir, mostrando que somos fracos e acomodados. Mas, o que fazer? 

Como cristãos e filhos de Deus que buscam fazer a vontade dele e agradá-lo, sabemos que podemos contar com sua ajuda a todo momento. Ele é quem pode fazer prosperar a obra de nossas mãos, como mostra o versículo-chave. Quando nos depararmos com obstáculos, devemos lembrar que é o Senhor quem controla nossa vida, e com ele as dificuldades podem ser superadas e ainda se tornar uma oportunidade para o nosso crescimento.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

Seguindo com Deus não seremos prejudicados.