Devocional - sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Conflitos na oração

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

 

Sexta-feira, 04 de outubro

Conflitos na oração

Leitura Bíblica:
Marcos 1.35-39

 

Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará (Mt 6.6).

Todos sabemos que orar é importante. E também sabemos como é difícil manter esse hábito. Muitas pessoas tentam reservar um tempo maior para orar. Mas logo desistem e passam a orar de forma rápida, sem dar um tempo maior e exclusivo para a oração. Orar é um exercício e, como todo exercício, é necessário criar o hábito e se esforçar. É como um exercício físico que, no início, é bem difícil de realizar, mas com o tempo se torna um grande prazer. O exercício físico faz muito bem para a saúde do corpo, e a oração é o alimento da alma. Comentando sobre o verso-chave, o evangelista Osvaldo Chambers disse: “Jesus não diz: ‘Sonha com o teu Pai em secreto’, mas, sim, ‘Ora a teu Pai em secreto’. A oração é um esforço da vontade. Depois de entrarmos no nosso lugar secreto e fecharmos a porta, a coisa mais difícil de fazer é orar; não conseguimos pôr ordem em nossa mente, o nosso primeiro conflito é o pensamento que vagueia. Nossa grande luta, na oração, é vencer os devaneios da mente. Temos de disciplinar a mente e nos concentrar deliberadamente na oração”. Quando algo quiser nos distrair, devemos perseverar, manter a porta fechada e continuar orando. Provavelmente, o que tenta nos distrair na hora da oração não é mais importante que a própria oração. Feche a porta e pense somente em Deus. Pense que neste lugar secreto você está mais perto do Senhor. Nada é mais importante do que esse momento de conversa e comunhão com ele. Sigamos o exemplo do próprio Jesus, que tinha o hábito de orar. Muitas vezes levantava de madrugada e ia até um lugar deserto para ficar a sós com o Pai. Seja nos momentos de tribulação ou nos dias mais tranquilos e comuns – em todos devemos dedicar um tempo para a oração.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

 

“Bendita a hora de oração, pois liga-nos em comunhão. E traz-nos fé e mais amor, enchendo o mundo de dulçor.”