Devocional - terça-feira, 15 de outubro de 2024

Ensino

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Terça-feira, 15 de outubro

Ensino

Leitura Bíblica:
Lucas 21.37-38

 

Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras (Lc 21.37).

 

Quem não tem algum professor ou professora cujos ensinamentos marcaram alguma fase da vida? Há pessoas que nascem com o dom de ensinar e se dedicam com amor ao ofí­cio. Quase sempre são elas que nos fazem entender, com muito mais facilidade, as lições mais difí­ceis. Em seu ministério, Jesus demonstrou ser um mestre em essência. O texto bíblico de hoje nos mostrou que ele ia todos os dias ao templo de Jerusalém para ensinar. Em outras passagens também encontramos Cristo ensinando ao povo por meio de parábolas ou histórias. O conhecimento de Jesus, percebido pelo povo que se reunia todas as manhãs para ouvi-lo no templo, era uma forma de glorificação a Deus. Todas as atitudes de Cristo demonstram que as suas atitudes eram para louvor de Deus, o Pai. Desta forma, Cristo resplandecia o amor de Deus e testemunhava do favor imenso do Criador para com o povo.

A muitos foi dado o dom do ensino. Muitos deles nos ensinaram nas escolas, faculdades, igrejas ou pelo exemplo de vida. Devemos ser gratos pela vida deles porque foram instrumentos do Senhor para que pudéssemos ampliar nosso conhecimento. Devemos orar por eles para que, caso não tenham tido uma experiência com Cristo, possam provar do amor imenso que há em seu nome. Por outro lado, se você, que medita nesta mensagem, for um professor ou uma professora, responda: o seu ensino tem sido baseado no amor e dedicação como exemplificado por Cristo? Jesus sabia da condição pecadora daquela gente. Versículos antes, ele já havia dito o que aconteceria no futuro. Ainda assim, não parou de ensinar a lição da salvação. Os professores têm, por tudo o que ela representa, uma das mais belas profissões de todos os tempos. Este dom, usado para a glória de Deus, tem a capacidade de germinar vida em outras pessoas.

Lucas Meloni, São Caetano do Sul/SP

 

Que as pessoas vejam em você a luz que não há no mundo.