Devocional - sábado, 23 de novembro de 2024

Plena paz

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.



 

Sábado, 23 de novembro

Plena paz

Leitura Bíblica:
Juízes 6.6,11-24

 

Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos (Ec 9.11).

 

As estações da nossa vida têm o hábito de oscilar: atravessamos lindos verões e também invernos sombrios; temos dias iluminados e aquecidos, mas também noites escuras e frias. O versículo destacado deixa claro que nem sempre podemos prever como estará o tempo a cada amanhecer. Felizmente, essas mudanças não precisam dominar o nosso interior. Gideão vivia em tempos de guerra. Seu povo, os israelitas, enfrentavam forte oposição dos midianitas, seus inimigos, que saqueavam suas plantações, rebanhos e mantimentos. Eram tempos extremamente difíceis. Entretanto, Gideão recebeu uma mensagem encorajadora: em meio à luta, poderia contar com a ajuda de Deus. “O Senhor está com você”, disse o anjo (v.12), e “Paz seja com você” (v.23). Deus dera uma tarefa difícil a Gideão, mas essas palavras certamente foram um bálsamo, enchendo-o de paz em meio à guerra!

Jesus, também chamado de Príncipe da Paz (Is 9.6), garante que se depositarmos toda a nossa confiança nele e a ele clamarmos em qualquer tempo, experimentaremos tamanha paz que a nossa mente não conseguirá compreender: “A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.13). Passaremos por estações variadas, estaremos sempre vulneráveis ao tempo e ao acaso; ainda assim, em Cristo podemos usufruir de um coração firme e cheio de paz. Em um mundo onde a inconstância reina, nossa paz não deve estar fundamentada em coisas, pessoas ou circunstâncias, mas naquele que é imutável, o único e verdadeiro Deus. Escolha confiar, firme a sua fé em Deus, e ainda hoje você poderá ouvir a voz daquele que tudo pode dizendo: “Paz seja com você! Não tenha medo!"

Lilian Brito Pereira Beltrame, São Mateus/ES

 

Não importa a situação, sempre é tempo de declarar: “Javé-Shalom = o SENHOR é paz!”