Agindo Deus
Sexta-feira, 06 de dezembro
Agindo Deus
Leitura Bíblica:
Isaías 43.1-13
[Diz o SENHOR]: “Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu, quem o pode desfazer?” (Is 43.13)
O trecho de uma música antiga diz: “Agindo eu, quem impedirá? Eu sou Deus forte, sou Deus de amor, estou contigo, seja aonde for”. Você crê que, quando Deus age, ninguém pode impedi-lo? As palavras do texto de Isaías foram ditas para o povo de Israel, que, na ocasião, estava no cativeiro na Babilônia. Deus, por intermédio de Isaías, já alertava Israel sobre alguns acontecimentos, bons e ruins, que iriam ocorrer. O povo de Israel havia sido levado para o cativeiro por causa de seus pecados e sua desobediência à Palavra do Senhor. Mesmo tendo ouvido tudo o que Deus fizera por eles, desde a saída do Egito até aquela geração atual, eles não deram valor ao agir de Deus e o desobedeceram, vivendo como queriam viver. Mesmo diante do povo difícil e obstinado de Israel, Deus usou o profeta Isaías para mostrar um futuro alegre para eles. Ele perdoaria seus pecados, os traria de volta do cativeiro e lhes daria uma nova vida. Dessa maneira, o Senhor mostrou mais uma vez que ele é o Criador de Israel e que jamais abandonaria o seu povo. Haveria misericórdia, perdão e nova vida para aquela nação. Deus proferiu palavras encorajadoras, de ânimo e esperança.
Ele também nos dá palavras de ânimo, de esperança e de perdão se nos humilharmos, confessarmos nossos pecados e nos arrependermos. Por mais que estejamos passando por lutas e dificuldades neste mundo, algumas coisas vêm para provar a nossa fé, mas há outras situações que são provocadas por nós mesmos, muitas vezes, consequências do nosso afastamento de Deus. Deus é o nosso Criador, aquele que sustenta tudo, inclusive a nós, pecadores. Nada pode impedir o agir de Deus. Nem sempre Deus age como queremos, mesmo assim, podemos ter a certeza de que ele está agindo a nosso favor.
Hans Joachim Wolfgang Kellert, Curitiba/PR
Agindo Deus, nada e ninguém poderá impedi-lo! Você crê nisso?