Globalização
Sábado, 07 de dezembro
Globalização
Leitura Bíblica:
Romanos 5.12,18-19,21
Assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens (Rm 5.18).
O termo globalização aplica-se à disseminação rápida de eventos, que passam a ocorrer simultaneamente em diferentes locais do mundo, seja na economia, na arte, na cultura, na ciência. Na saúde, p.ex., presenciamos a globalização (ou pandemia) da covid, que tão rápido se espalhou pelo mundo, levando à morte milhões de pessoas.
Há milhares de anos, houve a globalização de outro mal terrível incurável e mortal, sobretudo na área espiritual. Esse mal é o “pecado”. Ele contaminou cada um dos bilhões de seres humanos de todos os tempos, levando-lhes a morte não apenas do corpo, mas também da alma. A leitura bíblica de hoje diz que toda a humanidade foi contaminada e condenada à morte espiritual por causa do pecado de um único homem.
Na medicina, a ciência descobriu vacinas para combater diversos vírus. Na economia, os homens definiram regras para salvar seus países da falência. Já o nosso texto bíblico afirma que, se a desobediência de um único homem trouxe o pecado ao mundo, também a obediência de um único homem trouxe salvação à humanidade. Jesus Cristo é a cura eficiente e eficaz para o ser humano afetado pelo pecado. É gratuita, não há contraindicação nem efeitos colaterais. Seus resultados surpreendentes são comprovados diariamente em todo o mundo naqueles que o aceitaram: é como se tivessem nascido de novo, são criaturas restauradas, renovadas.
A globalização desse maravilhoso antídoto começou há cerca de 2 mil anos em Jerusalém, espalhando-se aos poucos até alcançar o mundo todo. Para um mundo globalizado e contaminado pelo pecado em todas as suas formas, a única solução é Jesus Cristo. Só ele pode verdadeiramente libertar o homem das consequências do pecado (Jo 8.36) e conceder-lhe vida abundante (Jo 10.10b).
Manoel Nerivaldo Lopes, João Pessoa/PB
O amor de Deus, por intermédio de Cristo Jesus, nos justifica de todo pecado.