Tempo do fim
Sábado, 21 de dezembro
Tempo do fim
Leitura Bíblica:
Mateus 24.36-39
Nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca (Mt 24.38).
O texto de hoje faz referência ao tempo quando as pessoas viram Noé e seus filhos construindo a arca, mas continuaram vivendo como sempre, sem considerar a clara advertência sobre o dilúvio e o juízo que ele representava da parte de Deus. Não se arrependeram dos seus pecados, não buscaram a Deus e não creram em sua Palavra. Mas a palavra de Deus afirma que ele esperava que as pessoas acordassem do seu sono de morte e corressem para a arca (1Pe 3.20). A misericórdia de Deus esperou por incríveis 120 anos, que foi o tempo que Noé e seus filhos levaram para construir a arca. Mas o povo não deu ouvidos. Dessa maneira, a humanidade daquela época mostrou que não cria na seriedade do aviso de Deus e no fim anunciado.
Olhe à sua volta: você percebe os sinais do juízo de Deus e do fim por toda parte, alertando-nos a sondar nossas convicções, rever prioridades e atitudes? Deus está nos avisando e não podemos ignorá-lo. Vamos seguir nossa vida como se o conflito crescente entre nações, pragas, terremotos, a deterioração da sociedade e o esfriamento do amor fossem algo trivial e corriqueiro como “comer, beber, casar e dar-se em casamento”? O povo seguiu a vida como se nada de extraordinário estivesse acontecendo. Noé e sua família devem ter virado uma piada para os outros. Mas o dilúvio veio e foi, literalmente, um divisor de águas. Nos dias atuais, não faltam sinais de que vem aí um novo divisor. A “arca” dos nossos dias está ficando pronta, o tempo está se cumprindo e Jesus está às portas. Qual será nossa atitude? O que precisamos abandonar e o que precisamos passar a fazer sem demora e com diligência diante dos sinais do fim que temos presenciado? Pense seriamente nisso.
Heloísa Oliveira Machado, Brasília/DF
Não perca tempo: o fim está chegando, mas o acesso a Deus ainda está aberto.