Natal
Terça-feira, 24 de dezembro
Natal
Leitura Bíblica:
Lucas 2.1-8
“Dias virão”, declara o SENHOR, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra” (Jr 23.5).
Ao redor da mesa preparada para a ceia de Natal, alguém se lembra de pegar a Bíblia e ler em voz alta o texto bíblico que narra o nascimento de Jesus. Os convidados ouvem a narrativa, em princípio com um ar de surpresa, mas aos poucos a singela história vai tomando conta dos corações e todos percebem que, envolvidos até aquele momento no corre-corre e nas preocupações com presentes e preparativos para a celebração natalina, o real motivo daquele evento havia ficado em segundo plano – talvez até mesmo esquecido. Isso já aconteceu com você?
Naquela noite, há mais de dois mil anos, houve grande festa também: um anjo veio anunciar a alguns pastores simples que Jesus, o Messias prometido desde a antiguidade, tinha nascido. Que privilégio ouvir essa nova em primeira mão! Em seguida, o céu inteiro explodiu em louvor, quando um enorme exército de anjos apareceu para dar “glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (Lc 2.10). Mais tarde, o bebê Jesus ainda recebeu visitas ilustres vindas de muito longe, que queriam lhe trazer a honra que merecia como o rei prometido dos judeus (Mt 21-12).
A leitura de todos esses relatos nos leva à reflexão. Os lugares e os personagens daquela cena eram simples: um carpinteiro, uma jovenzinha, a pequenina Belém, uma estrebaria, uma cama improvisada de palha... E ali nasceu Jesus, o Rei do universo que deixou sua glória divina para trazer à humanidade uma oportunidade que muda a vida de todos os que a reconhecem e aceitam.
Talvez a correria da época tenha ofuscado, para você e para mim, o caráter singular dessa ocasião. Mas ela pode voltar a ser muito especial se a lembrança do nascimento de Jesus retornar ao centro. Que esta história possa ser revivida em seu lar neste Natal! Não deixe de contá-la.
Maria Regina Almeida, Caçapava/SP
Faça festa! Alegre-se, mas não se esqueça de Jesus.