Exemplo
.jpg)
Sexta-feira, 28 de março
Exemplo
Leitura Bíblica:
Neemias 5.14-19
Seja o modo de pensar de vocês o mesmo de Cristo Jesus (Fp 2.5).
Já disse um antigo sábio: “Palavras convencem, exemplos arrastam” (Confúcio). Nesse quesito, ele acertou precisamente! Ao ler o livro de Neemias, percebemos alguém que se deixou guiar pelo Senhor. Desde o primeiro momento em que ficou sabendo da situação desoladora que seu povo vivia em Jerusalém, seu coração foi movido a agir. Orou ao Senhor e se colocou em ação. É um dos grandes exemplos de liderança que temos na Bíblia.
Porém, o modelo de liderança que temos em Neemias não se dá necessariamente pelo que ele falou. Obviamente houve momentos em que o uso de palavras foi importantíssimo. Mas esse líder não era um palestrante motivacional. Estava ciente de que a obra que estava liderando não poderia depender da motivação momentânea das pessoas. Ele sabia aonde deveria chegar, e encontrou a direção para esse caminho em Deus. O fato é que foi seu exemplo que levou as pessoas a verdadeiramente o seguirem.
O texto bíblico mostra que, mesmo sendo colocado na condição de um governador, não usufruiu dos benefícios que o cargo permitia. Sabia que, naquele momento, isso seria muito pesado para um povo desolado que, muitas vezes, não tinha nem o que comer. Também não foi oportunista, tirando proveito da situação para enriquecer. Pelo contrário! Ainda hospedou muita gente em sua casa e alimentou todos eles - um boi e seis ovelhas por dia (v.18).
Esse exemplo, entre outros, inspirou seu povo a fazer a grande obra que realizaram: reconstruir a muralha de Jerusalém em 52 dias, mesmo enfrentando muitas adversidades! Mas como Neemias pôde ser esse exemplo? Em quem ele se inspirava? Não é questão de inspiração, mas, sim, de temor. “Por temer a Deus” (v.15), fez o que era certo! Esse é o exemplo que arrasta!
Paulo, em alguns momentos, convidou seus leitores a serem seus imitadores, como ele mesmo era de Cristo. Está aí um belo exemplo a ser seguido por nós!
Alison Diogo Heinz, Blumenau/SC
Para fazer o que é certo, você não precisa de muito. Somente temer a Deus.